Como lidar com o luto após perder o marido

Escrito por michelle blessing | Traduzido por rebecka villarreal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com o luto após perder o marido
A morte de um marido pode fazer a vida parecer sombria e sem esperança (sadness image by pst from Fotolia.com)

Considere esse fato: aproximadamente 2 milhões de pessoas casam-se todo ano. Agora considere esse: aproximadamente 2,5 milhões de pessoas morrem a cada dia. Isso significa que mais pessoas perdem sua vida do que casam. Perder um marido é um evento traumático. A morte do seu parceiro será acompanhada de tristeza intensa, raiva e confusão, mesmo que você soubesse que isso iria acontecer. Seja esperada ou não, a morte do seu marido pode levar vários anos para ser superada. Ter um apoio adequado, junto com o controle de sua vida, pode te ajudar a lidar com a dificuldade depois da perda.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Imediatamente após a morte

  1. 1

    Permita-se o tempo adequado para luto. Não apegue-se ao tempo que outra pessoa ficou de luto. Cada um tem seu próprio tempo. Você não precisa sentir vergonha de estar triste, brava, confusa ou qualquer outro sentimento que dure bastante.

    Como lidar com o luto após perder o marido
    O período em seguida da morte do seu marido é o mais difícil (Thai funeral image by Adrian Hillman from Fotolia.com)
  2. 2

    Peça ajuda de familiares e amigos. Você pode querer se responsabilizar pela arrumação do funeral do seu marido e outros detalhes, mas deixe outros te ajudarem com certas coisas. Estar de luto pode ser cansativo e você precisará de ajuda.

  3. 3

    Converse com o médico do seu marido ou quem cuidava dele. Você pode sentir conforto em saber mais sobre os detalhes médicos da morte dele, especialmente se foi de repente e inesperada.

  4. 4

    Chore, grite, berre. Faça o que for necessário, porém de forma segura, para expressar seus sentimentos.

  5. 5

    Cuide de você. É fácil esquecer de dormir, comer ou tomar banho. Arrume um tempo para comer um pouco, mesmo se não sentir fome, e tome um banho. Converse com o doutor da família sobre ajuda médica para dormir caso você não consiga descansar.

  6. 6

    Vá ao memorial ou funeral do seu marido. Essa ocasião pode começar o processo de aceitar a morte do seu marido.

    Depois do funeral

  1. 1

    Junte um grupo de luto ou ajuda para pessoas que perderam maridos. Ouça até sentir-se confortável para compartilhar sua história. Saber que outras pessoas estão passando por uma situação parecida e conseguem falar sobre ela pode providenciar conforto e apoio.

    Como lidar com o luto após perder o marido
    Encontrar apoio pode ajudar a seguir em frente (people group on meadow image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)
  2. 2

    Escreva uma carta para seu marido. Geralmente, a morte faz nos sentirmos traídos, pois deixamos algumas coisas (ou muitas) sem falar. Tenha uma conversa final com seu marido em forma de carta.

  3. 3

    Peça para um amigo ficar com você ou fique com sua família até conseguir ficar sozinha. Isso pode demorar dias ou semanas até você ficar confortável ao ficar sozinha em sua casa e cama.

  4. 4

    Comece sua rotina novamente. Faça seu café da manhã, saia para andar ou leia o jornal. Embora seja difícil no começo, continuar com sua rotina é o primeiro passo para seguir em frente com sua vida.

  5. 5

    Lembre das ótimas memórias de momentos que vocês passaram juntos. Olhe fotos antigas quando estiver pronta. Assista filmagens caseiras do seu casamento ou férias. Você e seu marido criaram uma vida que vale a pena ser lembrada, e no momento certo, essas memórias trarão felicidade ao invés de tristeza.

Dicas & Advertências

  • Converse com um terapeuta ou conselheiro profissional se não conseguir lidar com o luto sozinha. Ele pode conseguir te ajudar a superar sua perda ou prescrever medicação para você se recompor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível