Como lidar com pessoas manipuladoras

Escrito por ehow contributor | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com pessoas manipuladoras
Lidando com comportamentos manipuladores (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um comportamento manipulador significa exercer controle sobre os acontecimentos, situações e pessoas que afetam a vida de um alguém. Pessoas que exibem esse tipo de comportamento desenvolveram essas técnicas e comportamentos como um mecanismo de defesa, para controlar coisas que as estressam ou frustam. Contudo, este suposto controle causa um prejuízo aos relacionamentos, seja entre familiares, amigos, ou mesmo cônjuge. Se alguém em sua vida apresenta este tipo de comportamento, seguem aqui alguns passos que você pode seguir para lidar com a situação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Habilidades de comunicação
  • Paciência

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Identifique os comportamentos manipuladores que essas pessoas estão usando. Existem várias formas diferentes de manipulação, e algumas são muito sutis. No fim das contas, os manipuladores adoram controlar e induzir as pessoas a agirem da maneira que eles desejam. Tudo é sobre eles, e é egoísmo tratar alguém assim.

    Para identificar esses comportamentos, reflita sobre o que fazem e se tentam lhe convencer a fazer algo que você não deseja fazer de verdade. Questione-se sobre os propósitos das ações deles. Por exemplo, "Porquê estão me falando sobre seus problemas se eles não têm relação comigo?". É provável que estejam tentando se aproveitar dos seus sentimentos de culpa, ou da sua simpatia, para conseguir que você faça algo por eles. A manipulação é fácil de ser identificada quando se descobre como ela é feita.

  2. 2

    Ao lidar com manipuladores, dê uma pausa. Pense em algumas desculpas para evitar essas pessoas. Não atenda quando elas ligarem. Pare de participar em atividades com eles. Dificulte para que eles lhe achem e utilize a distância como uma defesa contra suas manipulações.

    Seja honesto com eles a respeito das suas atitudes. Tenha uma conversa clara e honesta sobre como você compreende o que eles estão fazendo e como isso faz você se sentir. Pode esperar que neguem as suas acusações. Entretanto, continue explicando que você não gosta do modo como estão lhe tratando e que isso deve parar imediatamente. Eles mudarão de comportamento se realmente tiverem algum sentimento por você.

  3. 3

    Muitas pessoas utilizam a culpa para manipular os outros. Elas afirmam o quanto estão infelizes ou falam sobre todas as coisas boas que você tem e elas não. O melhor modo de lidar com a culpa é evitar compartilhar muita informação com essas pessoas. Não comente sobre as coisas que tem, seus relacionamentos saudáveis ou a quantidade de dinheiro que ganha. Estas pessoas utilizarão essa informação para lhe fazer se sentir culpado e com pena delas.

    Algumas pessoas costumam mentir para conseguir o que querem. Essas mentiras podem ser descaradas ou sutis. No entanto, independente da forma, a mentira é um método eficiente na manipulação. É muito difícil lidar com pessoas mentirosas até que você reconheça o que elas são. Você pode sair prejudicado uma ou duas vezes, até que descubra o que realmente está acontecendo em seu relacionamento. Ao identificar o manipulador mentiroso, se recuse a aceitar qualquer coisa que ele disser como verdadeira. Não confie nestas pessoas e explique-as que as mentiras devem parar naquele instante, e que elas devem provar que são dignas de sua confiança, para ganhá-la novamente.

    Alguns manipuladores fazem ameaças para conseguir o controle, como, por exemplo, ameaçando lhe abandonar caso você não faça aquilo que querem. O medo do abandono pesa bastante para muitos, e eles farão de tudo para evitá-lo. Um mestre na manipulação sabe disto e o usará contra você. De fato, você não pode fazer nada contra esse comportamento, exceto aceitar a ameaça e ver até onde eles irão com isso. Esse é o único modo de assumir de volta o controle. Muitas vezes, as ameaças são vazias e eles terminam desistindo, buscando um outro jeito conseguir o que querem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível