Como lidar com medo de palco e enrubescimento

Escrito por corey m. mackenzie | Traduzido por henry alfred bugalho
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Como lidar com medo de palco e enrubescimento
Quando as cortinas levantarem, você pode estar pronto (Stage Curtains image by Darragh Tobin from Fotolia.com)

O medo do palco e o enrubescimento quando se está nervoso são experiências comuns. Mesmo alguém que é geralmente calmo em situações sociais pode vivenciar um medo intenso de palco diante de uma plateia. Seja você um ator, um cantor, um músico ou um homem de negócios preparando-se para fazer uma apresentação, lidar com o medo do palco e acompanhar os indícios físicos — como o enrubescimento — pode ajudá-lo em sua carreira.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Ensaie o evento em sua mente o máximo possível antes de entrar no palco e veja a si mesmo atuando bem em todas as vezes. Quanto mais você praticar antecipadamente, mais fácil será para fazer o que precisa fazer automaticamente e mais confiante se sentirá.

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    Evite comer comidas pesadas, como as ricas em gordura, nas horas antes do show ou apresentação. O desconforto físico por comida, que pode ser exacerbado por causa da excitação do momento, fará com que o medo do palco pareça ser pior.

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    Concentre-se apenas em coisas positivas. Se sua mente vagar para a preocupação sobre seu visual e como você se apresentará, por exemplo, você se encontrará com dúvidas e aumentará os efeitos debilitantes do medo do palco.

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    Exercite-se antes de entrar no palco para aliviar um pouco da energia ansiosa. Pule para cima e para baixo na coxia, faça flexões de braço ou até mesmo um pouco de corrida. Isso ajuda a aliviar um pouco da adrenalina pela resposta de lutar ou fugir do medo. Quando você terminar de se exercitar, apesar de ficar vermelho inicialmente por esforço, isso passará e poderá evitar o enrubescimento mais tarde pelo nervosismo.

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    Respire profundamente, inspirando e expirando lentamente até que se sinta mais calmo. Faça exercícios de alongamento para relaxar o corpo ainda mais.

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    Finja que a plateia é composta apenas por seus amigos e família, ou use outro cenário que o deixe mais confortável.

  7. 7

    Faça com que a energia do medo do palco trabalhe a seu favor, ao invés de contra você. A energia física é energia física — se você usar essa energia para dar mais vida à sua fala ou apresentação, eventualmente as sensações desagradáveis, como os tremores, boca seca e enrubescimento, darão lugar a sensações mais agradáveis.

Dicas & Advertências

  • O que funciona com uma pessoa pode não funcionar com outra. Experimente exercícios e ferramentas diferentes até encontrar o que funciona melhor para você.

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