×
Loading ...

Como lidar com o medo da rejeição

Vivemos em sociedade e naturalmente convivemos a todo momento com outras pessoas. Relacionar-se com os demais não é algo tão simples e pode nos despertar um infinidade de sentimentos, bons ou ruins. Uma das emoções que mais incomodam as pessoas e que, de fato, dificultam a conquista de novas amizades como também de um relacionamento amoroso é o medo da rejeição. Veja neste artigo como lidar com o medo da rejeição e não se privar de conviver com outras pessoas e de ampliar o seu círculo social. Isso é bem mais prejudicial do que ser rejeitado.

Instruções

Não se prive de se relacionar com as outras pessoas por causa do medo da rejeição (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Aja. Se você teme ser rejeitado, o primeiro passo é começar a agir. Reconheça o seu medo e o "convide para entrar", tática muito usada em tratamentos psicológicos. Não evite os seus medos pois desta forma a ansiedade costuma aumentar com o tempo.

    Loading...
  2. A importância de estar motivado. Pense que no que você pode estar perdendo ao não agir.

  3. Pratique as situações de rejeição. Esta experiência não se limita a tentativas de relacionamentos amorosos. Tente fazer novos amigos numa festa, convide pessoas para sair ou peça favores. Quanto mais situações de rejeição você vivenciar, mais fortalecido você ficará.

  4. Se permita se sentir ridículo. A maioria das pessoas tem verdadeiro horror da possibilidade de parecerem bobos e, com isso, evitam riscos saudáveis só para fugir deste tipo de situação. Sentir-se ridículo, repetidas vezes é chato e desconfortável, mas não representa a maior ameaça do mundo a sua dignidade.

  5. Pergunte-se o que de fato ocorre quando se é rejeitado? A culpa é realmente sua? Ou, na verdade, quem o rejeitou simplesmente está perdendo ótimas oportunidades por não estar aberto a novas experiências? O medo de rejeição é o maior mutilador da amizade entre duas pessoas desconhecidas.

  6. As melhores situações para abordar desconhecidos são aquelas que reúnem pessoas com as mesmas afinidades e/ou que estejam submetidas no mesmo contexto. Experimente participar de cursos ou viagens pois estas são as melhores ocasiões para conhecer gente nova. A chance de uma pessoa agir ferozmente numa aproximação é bem menor nestes casos.

  7. Reflita se o seu retraimento não é muito mais prejudicial do que ousar correr riscos? O medo da rejeição nos impede de vivenciar novas experiências e de fazer novas amizades. Ao mesmo que este medo nos protegeria dos "foras", ele nos impede de usufruir o sucesso nessas situações.

Loading...

O que você precisa

  • Reflexão
  • Prática
  • Motivação
  • Ousadia
  • Pessoas desconhecidas
  • Festas
  • Cursos
  • Viagens

Referências

Loading ...
Loading ...