Mais
×

Como lidar com um parente intrometido

Atualizado em 17 abril, 2017

Lidar com um parente intrometido requer força mental, emocional e até física. Um membro da família que é intrometido parece não reconhecer limites pessoais; ao invés disso, a pessoa os ultrapassa o tempo todo. Esse tipo de parente pode acabar pondo a relação de vocês à prova e criando tensão entre vários membros da família. Dependendo de quão intrometida a pessoa é, você pode ter que usar maneiras criativas de lidar com ela ou até mesmo cortar relações totalmente. Entretanto, fazer o que é melhor para você é o objetivo principal quando se deve decidir como lidar com um membro da família intrometido.

Instruções

Lidar com um parente intrometido pode ser irritante (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Defina (ou redefina) os limites que você quer que sejam respeitados no relacionamento. Muitas vezes um parente intrometido se nega a reconhecer seus limites, particularmente se eles não cooperarem com a necessidade que a pessoa tem. Dizer ao parente como você quer ser tratado e exigir respeito é o primeiro passo para resolver esse tipo de conflito.

  2. Explique seu sentimento de desrespeito quando um parente se intromete demais ou vai muito além dos seus limites pessoais. Essa pessoa pode não perceber o efeito de seu comportamento. Explicar como o intrometimento dela está fazendo mal a você pode ser o suficiente para acabar com o comportamento.

  3. Evite sentir culpa ou remorso quando impõe limites ou lida diretamente com um parente intrometido. Uma pessoa com esse comportamento possui uma forma de manipular as relações a favor do seu interesse pessoal. Deixar seu parente fazer você se sentir culpado apenas permitirá que a intromissão e o abuso continuem no relacionamento.

  4. Faça uma intervenção junto com outros membros da família que sentem o mesmo que você. Ouvir uma mensagem de várias pessoas ao mesmo tempo pode ser o suficiente para encorajar a pessoa a mudar seu comportamento intrometido e a interagir de forma mais favorável com você e com todas as outras pessoas da família.

  5. Considere cortar relações com um parente intrometido ou, no mínimo, limitar seu contato com ele. Um parente assim pode não estar disposto a mudar de comportamento, então, para manter a sanidade, você pode precisar cortar um pouco ou todo o contato com ele.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article