Como lidar com pedidos de aumento recorrentes

Escrito por barbie carpenter | Traduzido por vanessa arnaud
Como lidar com pedidos de aumento recorrentes
A satisfação de um funcionário está muitas vezes relacionada à sua remuneração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como chefe, você deve querer seus empregados felizes, pois a satisfação os motiva a desempenhar melhor suas tarefas. Muitas vezes, os funcionários relacionam sua felicidade ao salário -- se não estiverem ganhando bem, não estarão satisfeitos. Dar aumentos e responder a pedidos de reajuste são parte da responsabilidade de um supervisor. Se o funcionário pede frequentemente por um aumento, cuide dos pedidos com respeito e honestidade sobre a possibilidade de atendê-lo ou não.

Instruções

  1. 1

    Peça ao funcionário que enumere as razões pelas quais está pedindo um aumento. É preciso haver um motivo legítimo para conceder um aumento, e o mais consistente deles é desempenhar com excelência suas tarefas. Apesar de parecer cuidadoso dar um aumento a um empregado com dificuldades financeiras, nem sempre é possível. Relacione sempre o aumento ao desempenho do funcionário e peça que ele demonstre seu nível de comprometimento com o trabalho.

  2. 2

    Relacione o aumento a uma revisão anual de desempenho. Certifique-se de que o empregado que está pedindo por um aumento entenda que os resultados anuais são necessários para determinar os reajustes. Essa política pode reduzir a quantidade de pedidos recebidos ao longo do ano. Seja fiel àquilo que disse e recompense os funcionários de melhor desempenho com aumentos após a revisão anual.

  3. 3

    Converse com o supervisor ou gerente direto do empregado em questão. Se você não tem acesso direto ao seu desempenho profissional, diga que entrará em contato com seu superior para se informar sobre seu trabalho e a possibilidade de um aumento. Essa iniciativa demonstrará que você está levando o pedido a sério, e por isso pode levar algum tempo para responder ao pedido.

  4. 4

    Peça ao funcionário para verificar salários comparáveis no mesmo ramo. Se você acreditar que o pedido de aumento é injustificado, recomende a ele que consulte os salários oferecidos em empresas semelhantes para o cargo ocupado. Peça que conte a você os valores encontrados em sua pesquisa. Se estiver certo de que o empregado recebe um salário competitivo, essa averiguação pode cortar pela metade seus pedidos de aumento.

  5. 5

    Estabeleça diretrizes claras com o setor de Recursos Humanos para a concessão de aumentos. Muitas vezes, os empregados o procuram por conta da empresa não possuir uma política clara sobre o assunto. Elabore uma política que explique quando os aumentos serão oferecidos e como os pedidos devem ser feitos. Os funcionários podem consultar o RH ou esperar pela revisão anual de desempenho. Diretrizes claras para essa questão podem reduzir muito a quantidade de pedidos injustificáveis recebidos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível