Como lidar com pensamentos negativos automáticos

Escrito por jennifer magnesi | Traduzido por alisson dantas
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Como lidar com pensamentos negativos automáticos
Tenha um diário detalhando seus pensamentos negativos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os pensamentos negativos automáticos, também conhecidos como ANTs (Automatic Negative Thoughts, em inglês), afetarão quase todos os aspectos de sua vida, fazendo com que mesmo as tarefas mais simples ou eventos se tornem frustrantes e difíceis de lidar. Eles normalmente resultam de experiências negativas no passado e estão associados a transtornos de ansiedade e pânico, e vêm de repente, daí o título automático, sem qualquer aviso, e são quase impossíveis de evitar. A única coisa que você pode fazer é aprender a lidar com esses pensamentos quando eles surgirem.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Aceite os pensamentos negativos à medida que eles surjam reconhecendo-os pelo que são e reconhecendo que eles estão fora de seu controle. Aceitar esses pensamentos muitas vezes é o primeiro passo para aprender a lidar com eles.

  2. 2

    Anote seus pensamentos negativos automáticos em um diário ou no computador. Cada vez que surgir um, anote-o com o máximo de detalhes possível. Inclua o próprio pensamento, o dia e a hora, o que você estava fazendo ou pensando antes daquele pensamento e quaisquer outros detalhes que você possa incluir. Volte a esse diário muitas vezes para encontrar um padrão nesses pensamentos negativos e, possivelmente, um motivo.

  3. 3

    Mude o foco dos pensamentos negativos para os positivos. Em qualquer pensamento ou situação, você será capaz de encontrar um positivo. Se se preparar para ir ao trabalho desencadeia um pensamento negativo sobre ser demitido, tente encontrar o lado positivo nisso. Pode ser que você não goste do seu trabalho e gostaria de ter a oportunidade de encontrar um que o agrade, ou simplesmente um bom motivador para encontrar um emprego mais adequado. Diga a si mesmo, embora você tenha sido demitido (seja real ou não) que isso lhe daria a chance de encontrar algo melhor.

  4. 4

    Diferencie seus pensamentos negativos automáticos da realidade. Muitos desses pensamentos negativos são desencadeados por situações que não são reais, mas sua mente vai automaticamente para o pior cenário possível, como resultado de seu transtorno de ansiedade. Impeça isso lembrando-se de que não é lógico e reoriente sua mente para pensar sobre as razões pelas quais esses pensamentos não são reais para a sua situação atual.

  5. 5

    Procure ajuda de um profissional médico especializado em ansiedade e outros transtornos mentais. Seus pensamentos negativos automáticos podem ser resultado de uma doença que pode ser tratada com terapia e medicamentos. Pensamentos negativos persistentes também podem levar à depressão, por isso é importante consultar o seu médico.

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