Família

Como lidar com a perda da mãe

Escrito por ed garcia | Traduzido por letícia oliveira
Como lidar com a perda da mãe

O enterro é apenas o início de um longo período de luto

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Antes mesmo que você pudesse andar, sua mãe estava lá para lhe ensinar, lhe educar e para deixá-lo sempre limpinho. Ela se divertiu com o seu gosto para moda, lhe consolou quanto você teve decepções amorosas e lidou com suas constantes mudanças de humor na adolescência. Ela foi a primeira para quem você contou novidades boas como ter conseguido uma bolsa escolar ou um seu primeiro emprego. Quando alguém lhe deixou de coração partido, ela lhe deu muito amor e chocolates. E agora, de repente, ela partiu. A primeira manhã após esse acontecimento pode ser a mais difícil.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Instruções

  1. 1

    Procure ver as tarefas que lhe aguardam nos dias subsequentes como oportunidades de honrar a memória de sua mãe. Não importa se a tarefa for planejar o funeral ou preparar o café para os presentes, desempenhe-as com a maior dedicação possível. Pare e chore quando precisar, mas manter-se ocupada irá combater o sentimento de vazio, substituindo-o por um senso de propósito.

  2. 2

    Vá ao velório, funeral e homenagens e deixe o amor dos familiares e amigos purificá-la como um banho quente. Lembre-se que cada pessoa sofre de uma maneira, e tente não se irritar se alguém fizer ou disser algo que pareça rude ou inapropriado.

  3. 3

    Inicie o árduo processo de adaptar sua rotina e sua vida à ausência de sua mãe. No livro "Time to Grieve" (Tempo de luto), o autor Michael Dunn afirma que a perda de um familiar pode mexer com o seu senso de identidade. De certa maneira, você não está só sofrendo; está de fato se tornando uma pessoa um pouco diferente. Se a sua mãe morava perto e lhe ajudava a cuidar dos seus filhos ou se vivia longe e você só a via nos feriados e datas comemorativas não importa, sua ausência será o grande vazio que aparecerá nas reuniões de família por pelo menos um ano. Procure lembrar-se que quase tudo - uma música, um cheiro, um enfeite de Natal - pode remeter a ela e trazer tristeza. Mantenha próximos família e amigos, assim conseguirá passar por esse processo.

  4. 4

    Planeje uma festa anual no aniversário da sua mãe ou em outra data especial para manter a memória dela viva. Não precisará ser um evento tristonho cheio de fotos e nostalgia. Se a comida dela era gostosa, chame as crianças para preparar uma de suas receitas favoritas. Se ela gostava de dançar, organize uma festa retrô para dançar e complete com vestimentas da época. Conforme os anos forem passando, simplesmente prosseguir com tranquilidade e ajudar os que estão à sua volta a encontrar a felicidade pode ser a melhor maneira de celebrar uma existência que foi bem vivida.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media