Comportamento

Como lidar com personalidades narcisistas

Escrito por julia michelle | Traduzido por marina pastore
Como lidar com personalidades narcisistas

O egocentrismo é uma parte normal do comportamento humano, mas um narcisista o leva a níveis exagerados

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O egocentrismo e o egoísmo são partes normais do comportamento humano. A diferença entre o comportamento narcisista e alguém com um transtorno de personalidade narcisista é que alguém que esteja passando por uma fase narcisista ainda é capaz de levar em consideração os sentimentos dos outros; um narcisista não. Se estiver lidando com um narcisista, seja um amigo, parente ou conhecido, você pode achar o comportamento dele incompreensível. Ele pode ser frio, calculista e muito crítico. Ele pode tirar vantagem da sua gentileza e ferir seus sentimentos de propósito. Existem maneiras, porém, de lidar com este comportamento e manter-se são.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Estabeleça limites. O narcisista sente que seus desejos e necessidades são mais importantes do que os dos outros. Ele pode esperar que você esteja à sua disposição e que largue tudo de uma hora para outra para satisfazê-lo. Ele também pode se impor sobre seu espaço, tempo e recursos. Deixe que o narcisista saiba exatamente o que você está ou não disposto a fazer e quais as consequências de forçar seus limites.

  2. 2

    Mantenha sua palavra. Estabelecer seus limites é apenas metade da batalha. Às vezes, traçar esta linha apenas dá ao narcisista um incentivo para forçar os limites. Se você disser "Apareça na hora ou eu vou sair sem você", cumpra sua promessa. Senão, o narcisista vai continuar a testar seus limites.

  3. 3

    Mantenha a calma. Narcisistas são muito bons em provocações, mas é importante manter-se tranquilo. Primeiro, ficando nervoso você dá ao narcisista munição para usar contra você. Segundo, o narcisista é incapaz de acreditar que fez algo de errado e a situação vai apenas piorar. Isto não significa que você não deva se sentir nervoso; mas você deve confrontar o narcisista calmamente.

  4. 4

    Confie em seus sentimentos. Um narcisista pode facilmente fazer você acreditar que é sensível demais, tem problemas para lidar com a raiva ou é propenso a ser dramático. Lembre-se, o narcisista é incapaz de perceber que há qualquer coisa errada com seu próprio comportamento. Quando você confrontá-lo, ele pode inverter as coisas e insinuar que você é o problema. Se você sentir que ele está abusando, maltratando ou tirando vantagem de você, provavelmente ele está. Confie que a sua reação ao comportamento do narcisista seja genuína, apropriada e dentro do normal.

  5. 5

    Consiga apoio. Se estiver lidando com um pai ou guardião narcisista, você pode sentir que nada do que faça seja bom o suficiente. Você pode ter sido muito criticado quando criança ou ter se sentido sem valor e insignificante. Pode ser que até hoje você tente conseguir a aprovação do narcisista. Se ele for um cônjuge ou parceiro, você pode ter sentimentos similares de inadequação. Converse com um conselheiro ou encontre um grupo de apoio. Dessa forma, você não se sentirá tão sozinho, terá uma compreensão melhor sobre o que está sofrendo e terá ajuda para recuperar sua própria força e valor.

  6. 6

    Reduza suas expectativas. Perceba que o narcisista provavelmente não vai mudar. Para ele, ele é bom do jeito que é. Se você tiver estabelecido seus limites e seguido adiante com as consequências, ele pode mudar alguns de seus comportamentos. Note que ele fez estas mudanças porque elas são benéficas para ele, não para você. Não tente apelar para a nobreza de caráter ou para a empatia dele. Aceite e dê valor para as mudanças que ele de fato faça, mas reconheça que elas são raras.

  7. 7

    Afaste-se. Relacionamentos com narcisistas podem ser muito exaustivos e cobrar um alto preço emocional. Se ele for um membro da família, você pode não conseguir cortar todos os laços completamente, mas pode limitar sua interação com ele. O objetivo de se afastar não é punir o narcisista, mas proteger-se. No fim das contas, você não é dono dos sentimentos dele e não é responsável pela felicidade dele. Seu primeiro trabalho é tomar conta de si mesmo, ainda que isto signifique terminar sua relação com ele.

Dicas & Advertências

  • Tome cuidado ao terminar um relacionamento com um narcisista. Alguns narcisistas reagem muito mal à rejeição. Se você sentir que ele pode se comportar de forma violenta, procure ajuda, envolvendo as autoridades caso seja necessário.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media