×
Loading ...

Como lidar com problemas em uma amizade

Atualizado em 20 julho, 2017

Problemas podem surgir em qualquer tipo de relacionamento, até mesmo entre melhores amigos. Tais complicações em uma amizade podem gerar um estresse enorme se não forem resolvidas. Muitas destas brigas começam por motivos banais e mal entendidos e, portanto, esfriar a cabeça e ter uma comunicação aberta pode acabar com elas. Contudo, em algumas situações os motivos que dão origem à briga são realmente graves, a ponto de serem imperdoáveis. Nesses casos, é preciso tomar algumas decisões mais sérias.

Instruções

Discutir constantemente não é uma boa maneira de lidar com problemas na amizade (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Esfrie a cabeça. Antes de discutir os problemas em questão, acalme-se e converse racionalmente, deixando a emoção de lado.

    Loading...
  2. Escreva seus sentimentos em relação à situação em um diário. Isso pode ajudá-lo a se acalmar antes de iniciar uma conversa.

  3. Evite envolver outras pessoas na briga. Mantenha o problema somente entre você e seu amigo e não peça para outras pessoas interferirem ou escolherem um lado.

  4. Converse com seu amigo sobre o problema e evite fazer acusações. Por exemplo, em vez de dizer "estou triste por sua causa", diga apenas "estou triste". Diga tudo o que tem a dizer, mas ouça com a atenção outra pessoa também.

  5. Dê um tempo para você e seu amigo pensarem a respeito da situação após a conversa.

  6. Reflita bem e decida se a amizade pode ser reparada.

  7. Se necessário, peça desculpas. Esqueça o problema após terem conversado sobre ele e, se possível, continue a amizade normalmente.

  8. Se chegar à conclusão de que a realmente não há como reparar a amizade, fale isso ao seu amigo com cuidado e respeito. Diga que você não é capaz de superar os eventos ocorridos e que, infelizmente, a amizade chegou ao fim. Não faça fofocas ou espalhe boatos e siga em frente com sua vida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...