Mais
×

Como lidar com a saudade de alguém que você ama

Quando alguém que você ama já não faz parte de sua vida por qualquer razão, é um desafio lidar com a saudade. A pessoa pode ter se mudado, se envolvido com outro alguém e te deixado para ficar com ela (ou várias outras razões) ou pode ter falecido. Não importa a circunstância que o levou a este ponto; lidar com a falta de alguém importante não é uma tarefa fácil e rápida. Se fosse possível apenas "desligar" seus sentimentos, seria simples não sentir saudade. Mas este não é o caso com seres humanos. Sempre que se perde alguém (ou algo importante), existe um processo de luto (conhecido também como ciclo de luto) pelo qual temos que passar até ficarmos bem. Os itens abaixo listam os cinco estágios (passos, níveis) de luto que é preciso passar para lidar melhor com a saudade de alguém.

Instruções

Cada um tem seu tempo para aceitar uma perda (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Deixar passar

  1. Você vai experimentar sentimentos intensos de choque, descrença, dormência, isolamento e negação. Quando se aprende sobre perdas, sua mente rejeita o inevitável e com esse vazio interior você pode se sentir estagnado e com fortes sentimentos de despersonalização.

  2. Você sentirá sentimentos de raiva muito fortes. É possível que culpe a si mesmo ou a outras pessoas, e tenha explosões emocionais incontroláveis. Você também pode se sentir rejeitado, impotente e muito frustrado também.

  3. Você vai tentar se convencer a manter essa mistura de sentimentos ruins para não se afastar da pessoa. Sua mente mantém a esperança de que você não precisa deixar que a pessoa se vá e procurará por formas de reverter as ações que te trouxeram a este ponto. Muitas ideias, sentimentos e emoções vão aparecer, mas nenhum deles pode mudar os fatos, o que leva ao próximo estágio - depressão.

  4. Uma tristeza profunda é sentida quando você começa a entender a realidade da perda. Crises de choro e mau humor ou deprimido é frequente durante esse estágio.

  5. Você finalmente vai entender a realidade da perda. O estágio final para lidar com a saudade de alguém amado é a aceitação do que aconteceu. Agora você pode seguir em frente.

Dicas

  • É muito comum ir e voltar dos estágios, antes de se tornar completamente capaz de deixar quem você ama partir. Muitas pessoas também passam por vários estágios ao mesmo tempo.
  • Não tente apressar seu processo de luto. Não existe um prazo específico e toda pessoa e situação variam muito.

Aviso

  • Se você não consegue lidar com a perda de alguém que você ama e se sente severamente deprimido por muito tempo, procure ajuda profissional o mais rápido possível.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article