Como lidar com sentimentos de isolamento social

Escrito por ehow contributor | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
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Como lidar com sentimentos de isolamento social
Aprenda a lidar com sentimentos de isolamento social

No mundo contemporâneo temos um excesso de meios de comunicação. É possível telefonar, mandar, mensagens instantâneas, e-mails, fax e torpedos; você pode postar, comentar, tweetar; acessar o myspace, facebook ou skype. Em quase todo lugar que você vá -- à hora que quiser -- é possível estar logado e conectado. Somos de longe a sociedade mais conectada na história da humanidade. Apesar da nossa capacidade de estar constantemente conectados, (ou talvez por causa disso) os sentimentos de isolamento social ainda persistem. Minha esperança é de que estas dicas lhe ajudarão a lidar com esses sentimentos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Não se compare com os outros.

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    Pare de comparar sua vida com a dos outros. Absolutamente tudo que você "sabe" sobre os outros é baseado em hipóteses de uma imagem preconceituosa. Nós nunca sabemos o que se passa dentro da cabeça e coração de outra pessoa. Por isso, o que mostramos para o mundo é uma versão alterada de nós mesmos. Colocamos aquele sorriso feliz e raramente conversamos sobre nosso sofrimento até mesmo com nossos próximos; portanto, o que vemos dos outros é, na verdade, uma figura incompleta. Comparar a imagem completa de sua vida (que, é claro, apenas você vê e experimenta todos os dias) com a imagem incompleta da vida dos outros é fútil e estúpido. Lembre-se: só porque você vê um grupo de pessoas rindo enquanto saem juntas em um bar não significa que todos estão tendo bons momentos. Só porque há um casal se abraçando apaixonadamente ,não significa que eles não briguem entre quatro paredes. Você não pode e não deve julgar a qualidade de sua vida baseando-se na vida de seus amigos ou em histórias da mídia.

    Como lidar com sentimentos de isolamento social
    A mídia não representa a verdade (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
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    Falando de mídia, tenha consciencia sobra a mídia que você consome e de como isso afeta suas crenças e sentimentos sobre a vida. Todas as histórias da mídia são testemunhadas, peneiradas, filtradas, elaboradas e editadas. São também imagens incompletas criadas para provocar um certo sentimento ou provar um ponto específico. Quando falo em histórias da mídia, não falo apenas de programas de televisão tradicionais ou filmes, falo também sobre "reality" shows, postagens em blogs e até mesmo páginas do Facebook. As coisas que aparecem nesses formatos são sempre editadas para mostrar um ponto de vista pré-determinado, até mesmo as fotos casuais ou atualizações espontâneas de status.

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    Permita-se sentir seus sentimentos de solidão. É normal se sentir sozinho. A solidão não é exclusivamente sua, nem prova que você é esquisito ou socialmente rejeitado. Solidão é uma parte natural da condição humana. Quando você se sentir solitário, saiba que não está sozinho. Com sorte, isso lhe ajudará a se sentir menos sozinho.

  4. 4

    Encontre alguma coisa que goste de fazer, um grupo de pessoas que também goste e faça isto juntamente com eles com uma certa frequência. É muito simples.

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    Seja paciente. Amizades e laços fortes que são gratificantes levam tempo para se desenvolver.

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    Voluntarie-se para ajudar pessoas que tem menos que você. Isso não só ajudará pessoas a aumentar suas oportunidades de manter interações sociais significativas, como também lhe ajudará a pôr seu sofrimento sob perspectiva.

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    Transforme pensamentos negativos em gratidão. Caso insista em dizer para si mesmo coisas como, "Sou esquisito. Não tenho amigos. Sou solitário. Todo mundo me rejeita", então sua vida se moldará a esses pensamentos, criando uma realidade de isolamento social que é só sua. Você olhará a sua volta e verá somente as coisas que reforçam sua visão de mundo negativa. Acabará se preocupando com a pessoa que lhe ignora, enquanto negligencia outras três pessoas que lhe sorriam. Em vez de deixar os pensamentos negativos virem até você, agradeça por tudo aquilo que tem e se concentre nisso.

  8. 8

    Lembre-se: emoções são como mudanças climática. Só por que você está sozinho hoje, não quer dizer que ficará sozinho amanhã. Seu futuro somente se parecerá com seu passado se você assim permitir.

  9. 9

    Aprenda a lidar com sentimentos de inveja, ódio e raiva de maneira produtiva com seu terapeuta ou através de meditação, ioga ou de uma oração sincera. Se você acha que foi malsucedido ao reduzir seus sentimentos de isolamento social por conta própria, buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, um mentor espiritual ou um "coach de vida" poderão lhe ajudar a fazer as mudanças de vida que você anseia. Não se permita ser consumido pela raiva constantemente e perder o controle.

  10. 10

    Saia do computador. Comece a interagir com as pessoas. Faça isso, já! Navegar na internet, ler blogs ou mandar emails não é interagir com uma pessoa; é interagir com uma máquina. Se você se sente isolado, é preciso ter mais interações cara-a-cara com outros seres humanos.

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