×
Loading ...

Como lidar com uma situação em que alguém lhe dá um gelo

Atualizado em 17 abril, 2017

Pode ser difícil lidar com uma situação em que alguém lhe dá um gelo. As pessoas que utilizam esse tratamento dão, no máximo, respostas curtas a questionamentos e, nos piores casos, não dão resposta nenhuma. Elas podem optar por deixar o ambiente sem dizer nenhuma palavra. Por mais doloroso e frustrante que esse comportamento possa ser, há maneiras de reagir a ele que podem abrir as linhas de comunicação novamente.

Instruções

Mostre interesse em resolver os problemas em vez de acusar a pessoa que está dando um gelo (Gary Houlder/Digital Vision/Getty Images)
  1. Dê um tempo. As pessoas nem sempre ficam em silêncio como forma de punir os amigos ou amores. Às vezes, as pessoas que dão um gelo precisam de tempo para organizar os pensamentos e sentimentos sozinhas antes de tentar dividi-los com os outros.

    Loading...
  2. Use o que o Dr. David Burns refere-se como "empatia de múltipla escolha" (veja as Referências). Ofereça motivos que você acredita que possam estar por trás do silêncio de sua pessoa amada. Por exemplo, "Meus atendimentos de chamadas telefônicas durante o jantar lhe aborreceram?" ou, como sugere Burns, "Talvez eu não tenho sido um bom ouvinte... Fico triste de perceber que provavelmente tenho feito isso com você." De acordo com Burns, sondar de maneira não acusatória geralmente leva a uma conversa. Indivíduos silenciosos sentem alívio ao perceber que a pessoa ofensiva assume um pouco da culpa. Logo, a pessoa que estava em silêncio sente-se mais disposta a resolver os problemas.

  3. Ouça. Quando a pessoa amada começa a se abrir, tenha cuidado para não interromper, o que poderia levar a um novo período de silêncio. Em vez disso, espere até que ela diga o que quer e então resuma tudo com suas palavras para mostrar que está ouvindo e comprometido em resolver os problemas.

Loading...

Dicas

  • Não retalie dando um gelo na pessoa que fez isso com você. Isso irá apenas fechar as linhas de comunicação completamente. Além disso, trará uma tensão à casa que os outros poderão sentir. Embora possa ser difícil, faça um esforço sincero para se comunicar com indivíduos que estão lhe dando um gelo.

Referências

Loading ...
Loading ...