Como lidar com um trauma de acidente de trânsito

Escrito por cornelus postell | Traduzido por carlos cassimiro
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Como lidar com um trauma de acidente de trânsito
Lidar com trauma após um acidente de carro requer paciência (Crash on the street. German auto model 2007. image by Dariusz Kopestynski from Fotolia.com)

Acidentes automobilísticos são experiências assustadoras que podem ser muito difíceis para as vítimas, bem como para suas famílias. Depois de enfrentar uma experiência traumática, muitas pessoas acham difícil se adaptar novamente à vida normal. Sentimentos de emoções intensas, dormência, desconexão e memórias dolorosas, todos esses são sintomas que fazem o trauma emocional e psicológico persistir por muito tempo após o acidente. Outros sintomas incluem culpa, ansiedade, confusão e dores no corpo. Recuperar-se de um trauma de acidente de trânsito levará tempo. Esses sintomas podem durar de alguns dias a meses, mas eles gradualmente desaparecerão à medida que você vai se ajustando ao seu estado de espírito normal.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Passe mais tempo com a família e amigos. Passar tempo com a família ou entes queridos pode acelerar o processo de cura do trauma do acidente. Não se separe daqueles que se preocupam com o seu bem-estar. Isolar-se não é bom, porque só vai fazer com que reviva a experiência em sua mente. Você vai encontrar-se analisando o que poderia ter sido feito ou o que deveria ter acontecido em vez de se concentrar no que está à frente.

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    Pesquise e se inscreva em um grupo de apoio. Participar de sessões de terapia de grupo com outras pessoas que tenham sofrido um acidente de carro vai ajudá-lo a lidar melhor com seus sentimentos e emoções. Os grupos de apoio permitem que os membros discutam o que e como se sentem para buscar resultados poderosos de cura. Compartilhar com outros a sua experiência é uma parte importante da recuperação de um trauma de acidente de carro.

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    Mantenha uma rotina diária. Seguir um cronograma vai ajudá-lo a fazer a transição de volta ao seu estado normal de saúde. Escreva uma agenda com a qual se sinta confortável em um papel e faça várias cópias. Afixe as cópias extras em sua casa e no trabalho. É importante estar empenhado em manter o cronograma. Não se esqueça de incluir os momentos em que pretende comer, dormir, socializar e relaxar.

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    Exercite-se e coma adequadamente. Seu corpo tem muito a ver com a sua recuperação do trauma. Manter uma dieta bem equilibrada e beber bastante líquidos ajudam a aumentar a resistência e a permanecer hidratado. Abstenha-se de beber álcool ou recorrer a medicamentos sem receita médica, o que poderá dificultar a sua recuperação. Certifique-se de descansar o máximo possível.

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    Considere procurar ajuda profissional. Os terapeutas são treinados para ajudá-lo a recuperar-se usando tratamento especializado. A terapia cognitivo-comportamental, experiência somática e outras formas de terapia profissional poderão ajudá-lo a processar, avaliar e a lidar com o seu trauma.

Dicas & Advertências

  • Não tente forçar o processo de cura. Isso só piorará a situação.
  • Seja paciente quando estiver em tratamento.

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