Como lidar com a tristeza de um adolescente?

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com a tristeza de um adolescente?
Lide com a tristeza do seu filho adolescente

A adolescência é uma fase tumultuada para os pais e os adolescentes. Se você pensar na sua adolescência, provavelmente se lembrará de sentir-se confuso e perdido; talvez você tenha se sentido triste, deprimido, desanimado e abatido. Você provavelmente se lembrará de brigar com seus pais, também. Ambos os pais e adolescentes ficam assim, acontece como uma onda e de repente você fica triste sem motivo aparente.

Aqui estão algumas maneiras que podem lhe ajudar a ser útil no combate da tristeza de um adolescente. Se você praticar estas "Dicas sobre como lidar com a tristeza" com seus filhos adolescentes, eventualmente eles serão capazes de fazer isso também.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Paciência
  • Empatia

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use o silêncio. O silêncio é calmante e, por isso, muitas vezes é melhor não dizer nada. O silêncio é especialmente eficaz quando um adolescente está agitado, visivelmente chateado, defensivo, hostil ou se sentindo para baixo. Se estiver falando rapidamente, isso pode significar que ele precise desabafar. Se estiver chorando, ela precisará acalmar-se antes de poder ouvir. Nunca é produtivo interferir quando os adolescentes estão agitados, pois quando se interrompe o fluxo, é provável que aumente a tensão. Portanto, fique calmo, quieto e, em um momento de raiva, mantenha as suas opiniões para si mesmo.

  2. 2

    Seja uma presença agradável. Quando um adolescente está chateado, ele precisa desabafar antes de resolver o seu problema. Pais com boas intenções às vezes agem rápido demais para corrigir o problema ou tirar a dor de seus filhos. Há coisas que os pais não podem corrigir com uma conversa estimulante ou de aconselhamento. Quando os adolescentes estão chateados, a primeira coisa da qual precisam é um pouco de bondade; é através da bondade que você deixará a sua filha saber que você está ao lado dela. Esteja presente e diga: "Eu estou com você, eu estou do seu lado".

  3. 3

    Ofereça um abraço, um aperto de mão, um olhar terno. Um olhar suave, um sorriso, um aceno positivo, um leve toque no ombro ou um abraço carinhoso são formas de dizer que você está interessado no que o seu filho está expressando. Ao enviar mensagens corporais positivas, você deixará a sua filha saber que você simpatiza com a angústia pela qual ela está passando. Essa tática a encoraja a explicar mais detalhadamente sobre o que está incomodando, permitindo-a desabafar e encontrar uma solução para seu problema.

  4. 4

    Mostre amor. Apenas o amor de uma pessoa pode fazer a diferença. "Quando eu fico triste, meus pais ficam bravos, então eu prefiro falar com a minha avó", uma garota de 15 anos disse. "Ela nunca fez perguntas, como os meus pais, mas sempre segurou a minha mão". Quando um adolescente está triste ou mal-humorado, isso é um sinal de que ele precisa se sentir cuidado e seguro. Diga-lhe diariamente que você o ama e certifique-se de que ele saiba disso. Diga-lhe que pode contar com você.

  5. 5

    Sirva comida. Talvez você tenha tido uma tia favorita ou avós que, quando visitou, se sentiu relaxado e compreendido. Em vez de servirem conselhos ou críticas, serviram-lhe algo bom para comer e você se sentiu confortado. Compartilhar uma tranquila refeição simples, cozinhar o jantar favorito do seu filho ou se oferecer para assar biscoitos juntos pode transformar um dia estressante em um de consolação. Quando forem crescidos e tiverem seus próprios filhos, a comida que você serviu provavelmente será uma memória favorita e, quando eles lhe visitarem, pedirão que você a faça.

  6. 6

    Coloque um recado no bolso. É reconfortante sentir-se conectado, saber que a sua mãe está pensando em você. Um recado surpresa deixando o adolescente saber que você está pensando nele pode transformar um dia solitário em uma conexão significativa. Os adolescentes e os pais estão muitas vezes trancados em uma batalha de vontades que pode ficar no caminho do amor que sentem um pelo outro. Enviar uma mensagem de amor enviará a garantia da qual seu filho precisa.

Dicas & Advertências

  • Todos nós ficamos tristes. Não tem problema sentir-se para baixo durante um dia, dois ou mesmo uma semana, mas se a tristeza durar mais e afetar o sono, apetite ou obrigações escolares, não deixe de procurar o aconselhamento de um profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível