Como liderar uma igreja em casa ou grupo de célula

Escrito por nick johnson | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como liderar uma igreja em casa ou grupo de célula
Muitas igrejas em crescimento usam grupos de célula organizados em casa (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Um grupo de célula de igreja é um pequeno grupo que se reúne em casa com o objetivo de crescer e se dividir em dois ou mais grupos; esses, por sua vez, continuarão com o mesmo objetivo. Um grupo de célula deve ter um líder disposto a convidar pessoas para irem à sua casa e guiá-los em estudos bíblicos ou discussões em grupo. O líder é a figura mais importante para o sucesso de um grupo organizado em casa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escreva uma declaração de propósito. A declaração dará uma direção clara e concisa para o grupo, que irá informar aos membros exatamente o que eles vão ganhar ao fazer parte dele. Todos os estudos da Bíblia e discussões vão se concentrar no cumprimento do objetivo do grupo. Se o objetivo é o de "tornar-se mais semelhante a Cristo", então os estudos que você escolher serão focados no caráter de Jesus e em como aplicar essas características à suas vidas. A declaração de propósito é a base de um grupo de célula, escreva-a cuidadosamente e procure mantê-la em três frases ou menos.

  2. 2

    Convide as pessoas e faça com que se sintam importantes. Nas fases iniciais de um grupo de célula é responsabilidade do líder convidar membros potenciais. Ore para discernir quem você deve convidar. Se você já tem uma declaração de propósito, pense sobre as pessoas que poderiam se beneficiar do que vai ser ensinado. Fale com as pessoas individualmente sobre a adesão ao grupo. Envie-lhes convites por e-mail e através de redes sociais. Em cada reunião em casa acolha as pessoas quando chegarem e agradeça-lhes por terem vindo quando saírem. Use seus nomes em todas as vezes. Depois que o líder tiver estabelecido um pequeno núcleo de pessoas que frequentam regularmente as reuniões, ele deve instruir os membros para orar sobre as pessoas que poderiam convidar para o grupo de célula e, eventualmente, convidá-las.

  3. 3

    Defina diretrizes que regem a conduta dos membros do grupo de célula. As pessoas precisam sentirem-se seguras dentro do grupo. Às vezes podem aparecer problemas pessoais ou situações sensíveis em que um membro precisa falar e buscar o apoio do grupo. Todos precisam se comprometer com a confidencialidade. Não deve haver nenhuma acusação ou ataque pessoal contra outra pessoa. Se um membro falhar em uma dessas áreas, o líder deve falar com essa pessoa em particular e pedir a ela que se desculpe com as pessoas ou deixe o grupo. Nada vai destruir um grupo mais rápido do que alguém que constantemente ataca os outros ou quebra de sigilo. O líder precisa ter certeza de que os membros compreendem que tipo de comportamento é esperado e quais consequências ocorrerão se eles não cooperarem.

  4. 4

    Faça pequenas refeições em grupo, aperitivos ou café. Comida promove interação para a construção de relacionamentos. Os membros vão gostar de conversar e conhecer uns aos outros durante este momento informal da reunião do grupo de célula.

  5. 5

    Ore pelos membros do seu grupo de célula individualmente. Ao rezar pelos membros você está mostrando-lhes que você tem consideração por eles e que são importantes como indivíduos. Você pode rezar por conta própria, pode ligar e orar com eles um de cada vez, ou ainda pode encontrá-los para o almoço e orar no início da refeição ou antes de ir embora. Sempre pergunte ao membro se existem áreas específicas para as quais ele precisa de oração.

  6. 6

    Envie cartões postais, notícias e lembretes. É importante para manter o grupo de célula na mente das pessoas, especialmente se você só se reúnem uma vez por mês. Você pode enviar um cartão postal para deixar uma pessoa saber que você orou por ela, que sentiu sua falta em uma reunião que ela não compareceu ou que você gostaria de lembrá-la da próxima reunião. Se puder reunir conteúdo o suficiente, você pode criar um boletim para o grupo. Ele pode ser enviado mensalmente ou trimestralmente.

  7. 7

    Faça viagens em grupo. A viagem vai ajudar a reforçar as relações entre os participantes. O grupo poderia fazer uma viagem para ouvir um orador que fala sobre um tema que diz respeito à declaração de propósito. Podem, também, decidir fazer uma divertida viagem para um parque de diversões, museu, shopping ou mercado de pulgas. Realmente depende dos planos do seu grupo em particular ao decidir o que fazer. A ideia é apenas fazer algo juntos.

  8. 8

    Avalie a si mesmo. Seu grupo está crescendo e aprendendo? Os membros estão se sentindo confortáveis ​​o suficiente para se abrirem e serem honestos? Você está fazendo muito ou pouco? Tire um tempo para avaliar seu desempenho. Tente não basear muito a avaliação em como você se sente, mas nos fatos. Líderes que caem na rotina, acabam decaindo e levando o grupo a decair consigo. Você pode avaliar após cada reunião. Escolha uma ou duas pessoas em quem você confia e deixe que eles avaliem e discutam com você o que veem.

  9. 9

    Treine outro líder. Ore sobre a seleção de uma pessoa do grupo para treinar como um líder. Você vai precisar de alguém capacitado em ocasiões em que precisa de uma pausa ou quando o grupo cresce a um ponto que precisa dividir-se. Procure as qualidades de um bom candidato dentre os membros do grupo de célula. Fale com líderes em potencial para ver se alguém está interessado em liderar um grupo. Delegue algumas das suas responsabilidades ao seu treinando e deixe-o liderar o grupo quando houver ocasião.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível