on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ligar um cano de PVC a um joelho de metal

Atualizado em 20 julho, 2017

Unir canos de plástico e de metal não chega a ser um problema. Os problemas surgem com o tipo de utilização — tais como canos que estão sob pressão — e a influência da temperatura sobre os diferentes metais. Caso a tubulação seja usada sob pressão, ela pode ser conectada ao cano de metal por meio de extremidades rosqueadas, ou vedação de borracha. O PVC vem em vários tamanhos, desde tubulação de água para uso doméstico até canos de esgotos de 1,20 m.

Instruções

Os tubos de PVC existem em muitas formas e tamanhos (water pipes image by Byron Moore from Fotolia.com)
  1. Escove as roscas no joelho de metal até que elas fiquem completamente limpas. Caso a junta de joelho metálico seja uma rosca macho, limpe o rosqueamento com a escova de arame. Caso o joelho seja fêmea, use a escova de garrafa para limpar a rosca internamente.

    Loading...
  2. Aplique o selador nas roscas do joelho. Esse produto ajudará a lubrificar as roscas e selá-las, quando os canos forem encaixados juntos.

  3. Enrosque o tubo de PVC no joelho de aço. Use uma chave de cano para enfiar o cano de PVC na articulação do joelho. Se o conector tiver uma rosca macho — coloque uma braçadeira metálica sobre a parte externa da extremidade fêmea do cano de PVC — para evitar que o tubo de PVC se estique ou rache. Use uma chave de fenda para apertar a braçadeira, após o cano de PVC ter sido apertado.

  4. Conecte o cano de PVC no encanamento desejado, após ele ser ligado à articulação do joelho, conforme necessário para concluir o trabalho de canalização.

Loading...

Dicas

  • Não esmague o cano de PVC ao utilizar uma chave de cano nele.
  • Não aperte o tubo de PVC, uma vez que este será o primeiro cano a falhar e criar vazamentos.

O que você precisa

  • Escova de arame
  • Escova de garrafa
  • Selante de rosca de cano
  • Chave de cano
  • Grampos de mangueira de metal
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...