Mais
×

Como ligar um capacitor em um motor elétrico

Atualizado em 21 julho, 2017

Os capacitores foram projetados para armazenar uma certa quantidade de carga quando estiverem alinhados com uma fonte de energia. Depois de carregados, eles armazenarão a carga mesmo após a energia ser cortada. Esse armazenamento de energia é capaz de fazer um motor elétrico trabalhar por um tempo, caso o resistor seja conectado corretamente.

Instruções

Um capacitor pode ser utilizado para alimentar rapidamente um motor elétrico (capacitor image by naolin from Fotolia.com)
  1. Conecte o cabo condutor vermelho do motor elétrico no primeiro cabo do resistor. Conecte o outro cabo do resistor no cabo positivo do capacitor.

  2. Conecte o cabo negativo do capacitor no primeiro cabo da chave monopolar e de uma só direção. Conecte o outro cabo na chave do cabo negativo do motor.

  3. Abra a chave monopolar e carregue o capacitor conectando-o nos cabos positivo e negativo da fonte de energia DC e nos cabos positivos e negativos do capacitor. Desligue a energia depois que ele estiver totalmente carregado.

  4. Feche a chave e verifique como o motor reage. Ao variar o tamanho do resistor e do capacitor, os resultados também serão diferentes.

Aviso

  • Não toque no capacitor depois que os fios já estiverem conectados no circuito, pois ele poderá descarregar no seu corpo causando choque, lesões ou até mesmo a morte.

O que você precisa

  • Motor elétrico
  • Chave de uma só direção, monopolar
  • Capacitor de 1 a 100 Farad
  • Resistor de 10 a 100 Ohms
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article