on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ligar dois computadores a uma única saída de cabo do modem

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você é assinante de uma conexão de internet de alta velocidade, sabe que o seu modem se conecta diretamente a um único cabo de saída. Esse cabo conecta o modem à rede de dados, trazendo a conectividade da internet para sua casa ou empresa. Se você possuir mais de um computador, é preciso ligar todos eles a esse cabo. Isso pode ser feito com um roteador simples.

Instruções

Um roteador lhe permite conectar dois ou mais computadores a uma única saída de cabo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Verifique se o computador que deseja conectar tem uma porta de rede local (LAN) disponível. Olhe atrás do seu computador ou na parte externa do notebook, para encontrar a porta LAN. Muitas delas são similares a uma conexão de telefone, mas ligeiramente maior. Muitas portas terão a palavra "LAN" escrita abaixo delas. A maioria dos novos computadores têm essa porta, pois ela é importantíssima para conexões de rede. Se você não tiver um adaptador LAN instalado, será preciso melhorar o seu computador antes de começar.

    Loading...
  2. Desligue os dois computadores completamente. Desligue e tire da tomada o modem. Não é preciso desconectar a conexão coaxial do modem.

  3. Desconecte o cabo existente entre seu computador e o modem. Haverá um cabo CAT5 indo do modem até o seu computador. Remova-o, mas deixe a outra ponta conectada ao modem.

  4. Desligue o cabo Ethernet que você acabou de remover no novo roteador. Insira-o na primeira porta na parte de trás do roteador. Haverá identificações de LAN, WAN ou Internet. Esse passo traz a conexão de internet até o roteador e o permitirá dividir o sinal.

  5. Pegue um dos dois cabos Ethernet e conecte-o na próxima porta do novo roteador. Conecte a outra ponta da porta LAN de um dos computadores. Repita o processo com o outro cabo Ethernet, conectando a próxima porta do roteador ao segundo computador.

  6. Ligue o modem. Deixe que ele conecte à internet antes de continuar. Isso geralmente é indicado por luzes na frente do modem.

  7. Ligue o novo roteador. Como o modem, luzes indicarão quando ele estiver totalmente ligado.

  8. Ligue ambos os computadores. O novo roteador virá com um CD de instalação que você pode precisar usar. A maioria dos novos computadores se auto-configurará para os roteadores. Abra o seu navegador de internet para testar se você já tem uma conexão. Se não tiver, rode o programa de instalação do CD que veio com o roteador para completar a configuração.

Loading...

Dicas

  • Ao comprar cabos Ethernet, considere a distância entre os computadores e o modem. Os cabos vêm em diferentes tamanhos.

O que você precisa

  • Roteador
  • Dois cabos Ethernet CAT5
  • Computadores com conexão LAN disponível

Referências

Loading ...
Loading ...