Mais
×

Como ligar os fios de um disjuntor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um disjuntor fornece segurança entre a eletricidade que entra na sua residência e um circuito elétrico. Ele desligará quando algo consumir mais energia do que seu valor de amperagem. Durante a instalação de um circuito elétrico novo, será necessário instalar também um disjuntor no painel de distribuição de energia da casa. Conectar o circuito de forma adequada ao disjuntor irá fornecer energia de forma segura.

Instruções

Um quadro de distribuição organiza e protege os disjuntores instalados (electrician image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Desligue o disjuntor principal no quadro de distribuição. Encoste as ponteiras de uma luz de teste em um fio positivo e em um terra de um circuito elétrico. Caso a lâmpada acenda, verifique novamente o disjuntor principal.

  2. Remova 6 mm de isolante do fio branco "neutro" e do fio preto ou vermelho "positivo" com o descascador de fios.

  3. Solte o parafuso da barra de aterramento, que não contém fios, girando-o no sentido anti-horário com uma chave de fenda. Deslize a extremidade do fio terra descascado por baixo do parafuso solto e aperte-o para prender o fio. Conecte a ponta descascada do fio branco neutro ao barramento neutro da mesma maneira.

  4. Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor. Deslize o fio positivo desencapado, preto ou vermelho, entre as duas placas localizadas abaixo do parafuso do disjuntor e aperte-o para prender o fio.

  5. Alinhe os grampos do disjuntor com os barramentos localizados atrás do quadro de distribuição.

  6. Ligue o disjuntor principal. Encoste uma das ponteiras da luz de teste no fio positivo conectado ao disjuntor e a outra no terra.

O que você precisa

  • Testador de circuitos
  • Descascador de fios
  • Chave de fenda
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article