Mais
×

Como ligar um gerador ao quadro de distribuição?

Atualizado em 20 março, 2018

A única maneira segura e legal de ligar um gerador auxiliar em seu quadro de distribuição para alimentar toda a casa em caso de falta de energia é instalando um interruptor bipolar de transferência. Ele desliga o painel principal da entrada de energia enquanto o gerador estiver em funcionamento e protege os trabalhadores que podem estar consertando a rede de distribuição. No entanto, essa instalação pode ser uma alternativa cara, e se você só precisa alimentar a sua geladeira e alguns aparelhos principais, existe uma alternativa mais fácil que não está à altura do código, mas é segura.

Instruções

Existe uma maneira simples de ligar um gerador a um circuito crítico no painel (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Monte uma chave seccionadora e um interruptor paralelo de 20 ampères próximo ao painel elétrico principal.

  2. Substitua um dos receptáculos de 20 ampères no gerador por um de 30 A, do tipo usado em trailers. Isso lhe permitirá conectar um cabo de grosso calibre capaz de transportar toda a potência do gerador. Alguns geradores já têm esse tipo de tomada.

  3. Remova o plugue da outra extremidade do cabo de extensão e desencape-o para separar os fios. Conecte o fio vermelho ao terminal de saída do interruptor de serviço montado ao próximo ao painel.

  4. Identifique, no painel, o circuito no painel que deseja alimentar com o gerador e desligue o disjuntor correspondente. Puxe para fora o interruptor e remova o fio. Torça um pedaço de fio isolado vermelho longo o suficiente para alcançar o interruptor paralelo e conecte-o ao terminal comum do interruptor. Use um fio de mesmo tamanho que aquele conectado ao disjuntor. O terminal comum tem uma cor diferente dos outros dois.

  5. Passe um segundo fio do terminal superior do interruptor de volta para o disjuntor que você removeu, conecte-o ao disjuntor e encaixe este de volta ao painel.

  6. Conecte um terceiro pedaço de fio do outro terminal da chave de transferência para o terminal do fusível do interruptor de serviço.

  7. Conecte um pedaço de fio azul-claro ao fio azul claro do cabo de extensão, usando um conector de torção, e leve esse fio ao painel. Encaixe-o em um slot disponível no barramento neutro e aperte o conector. Conecte o fio terra do cabo elétrico à barra de aterramento do painel da mesma forma utilizando um fio verde. Certifique-se as bitolas de fio sejam as mesmas que as dos fios vermelhos ligados aos interruptores.

  8. Marque as posições do interruptor paralelo como "gerador" e "alimentação principal" para identificá-los. Mantenha a chave na posição "alimentação principal" até que ocorra uma queda de energia e passe-a para a outra posição quando você ligar o gerador. O interruptor vai isolar o circuito alimentado pelo gerador do painel de distribuição.

Dicas

  • Caso deseje remover o cabo de extensão, instale uma tomada de 30 ampères ao lado do interruptor de serviço. Conecte os terminais de neutro e terra ao painel e seu terminal fase ao interruptor de serviço.
  • Se quiser ligar mais de um circuito, é possível instalar mais de um interruptor paralelo da mesma forma. Conecte cada chave ao mesmo terminal no interruptor de serviço.

O que você precisa

  • Fusível interruptor de desconexão de serviço
  • Interruptor comercial paralelo de 20 ampères
  • Cabo de extensão para uso pesado
  • Plugue de 30 ampères
  • 3 pedaços de fio vermelho
  • 2 conectores de torção
  • 1 pedaço de fio azul-claro
  • 1 pedaço de fio verde
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article