Como ligar os pedais BOSS na ordem correta para se obter a máxima qualidade de som

Escrito por scott shpak | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Como ligar os pedais BOSS na ordem correta para se obter a máxima qualidade de som
Os pedais são uma ótima forma de aumentar a paleta de sons da guitarra (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A BOSS, que é uma divisão da Roland Music Corporation, ocupa uma posição de destaque no mundo dos pedais de guitarra desde a década de 1970. Seus pedais de efeitos possuem uma reputação de som de qualidade e resistência. Dada a vasta gama de produtos, é bem fácil fazer um pedal apenas com base em produtos BOSS. Para obter a melhor qualidade sonora, os efeitos devem ser organizados em uma sequência específica, dividida em quatro grupos de efeitos. Essa organização serve como um bom ponto de partida para a experimentação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Guitarra
  • Cabos curtos com conector de 6,3 mm
  • Amplificador

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Instruções

  1. 1

    Coloque um afinador, como o BOSS TU-3, como primeiro da sequência. A maioria dos afinadores corta o sinal quando é ativada, então essa é uma forma simples de se desligar o sinal da guitarra, além de afinar as cordas. O TU-3 ainda é capaz de alimentar até sete pedais da BOSS com seu adaptador de força opcional.

  2. 2

    Organize os pedais baseados em filtros. Essa categoria inclui os equalizadores, como o GE-7, e os efeitos de wah, como o AW-3 e o PW-10. Qualquer efeito que você quer que seja sobrecarregado ou distorcido deve ficar neste grupo.

  3. 3

    Conecte os pedais de distorção, ruído e sobrecarga, como os modelos DS-2, MT-2 e OS-2. Existem muitos pedais destes tipos. Os compressores e pedais de sustentação também ficam neste grupo. Apesar de não distorcerem o som, podem aumentar o ruído e, como tal, devem ficar no início da sequência.

  4. 4

    Os efeitos de modulação devem ficar após o estágio de distorção. Neste estágio, ficam os variadores de fase, flangers e coros, como os modelos PH-3, BF-3 e CE-5, respectivamente. A modulação costuma ser aplicada em um som já distorcido.

  5. 5

    Adicione, finalmente, os efeitos baseados em tempo, como o delay (atraso), e reverberação, como os modelos DD-3 e RV-5, respectivamente. Um retentor de ruído, como o NS-2, ajuda a limpar o som da guitarra quando você não estiver tocando, pois bloqueia o ruído elétrico e dos efeitos. Este deve ser o último pedal.

Dicas & Advertências

  • Essas recomendações e linhas gerais são um bom ponto de partida. Para obter a maior qualidade possível, faça testes com a ordem dos efeitos dentro de cada grupo, ou troque a ordem dos grupos, se gostar do resultado.
  • Alguns pedais podem aumentar muito o volume do sinal. Use níveis de volume razoáveis ou protetores auriculares para proteger sua audição.

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