Mais
×

Como ligar um resistor de cargas em lâmpadas de LED

Atualizado em 20 julho, 2017

Lâmpadas de LED (diodos emissores de luz) são componentes eletrônicos de baixa corrente, e sendo assim, não podem ser conectados diretamente a uma bateria doméstica comum sem correr o risco de queimar por receber muita corrente. Para evitar que um único LED (ou uma corrente de LEDs) queime, um resistor de carga deve ser colocado no circuito para limitar a quantiade de corrente que flui através das lâmpadas. LEDs normais operam dentro de um intervalo de alguns miliampéres de corrente e sob 3 volts de energia de corrente direta de uma bateria. Um resistor de carga de aproximadamente 100 ohms evitará que um LED vermelho comum de 5 mm queime.

Instruções

Valores ôhmicos de resistores são codificados por cor em seus corpos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Conecte um resistor de 100 ohm a um LED vermelho aplicando solda sobre suas ligações.

  2. Solde uma ligação do resistor à ligação curta do LED vermelho. Resistores são não-polares, portanto qualquer extremidade funcionará, LEDs, no entanto, são polares, logo a polaridade deve ser observada nas conexões. A ligação curta do LED é a ligação do ânodo (negativa).

  3. Solde uma extremidade de um fio de cobre à ligação restante do resistor. Solde uma extremidade de um segundo fio de cobre à ligação longa do LED vermelho. A ligação longa é a ligação do cátodo (positiva) do LED.

  4. Ligue o lado negativo do LED ao terminal negativo de uma bateria de 1,5 a 3,0 volt, e o lado positivo do LED ao terminal positivo da bateria. O LED vermelho acenderá e não queimará.

Dicas

  • Varie os valores do resistor utilizado. Resistores maiores farão com que o LED brilhe com menor intensidade. Resistores menores farão com que o LED brilhe mais. No entanto, um resistor muito pequeno (ou uma bateria muito grande) fará com que o LED fique muito quente e queime.

Aviso

  • Ferros de solda são quentes o suficiente para causar queimaduras severas de terceiro grau; tenha cuidado ao soldar.
  • Evite respirar os vapores da solda derretida, pois eles contém traços de chumbo, uma neurotoxina conhecida.

O que você precisa

  • Resistor de 100 ohm
  • Bateria de 1,5 a 3,0 volt
  • LED vermelho de 5 mm classificado em 28 miliampéres
  • Solda com núcleo de resina
  • Ferro de solda
  • 2 fios de cobre de 15 cm de comprimento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article