Mais
×

Como ligar tomadas elétricas em série em uma parede de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ligar uma tomada em série é um projeto básico que permitirá ao proprietário instalar tomadas adicionais em um cômodo sem ter que passar os fios elétricos de volta no quadro geral para criar um circuito separado. Fazer a fiação de uma tomada nova a partir de uma já existente permite que uma se alimente da outra. Para isso, basta localizar uma tomada disponível e fazer a nova fiação.

Instruções

Tomada elétrica de 110 V (Robinson Cartagena Lopez/Demand Media)
  1. Localize a tomada existente que será usada para ligar a nova tomada e desligue a energia no painel de serviço principal. Cada um dos disjuntores são, geralmente, rotulados para auxiliar na indicação das tomadas e luzes que desligam na casa. Coloque a chave de teste em cada orifício da tomada e, se ela não emitir nenhuma luz ou som, isso quer dizer que a energia está desligada.

  2. Solte e remova o parafuso que prende a tampa sobre a saída existente e coloque-a de lado. Em seguida, faça o mesmo com os dois parafusos que prendem a tomada na caixa. Puxe-a para fora, fazendo isso com cuidado para não soltar os fios.

  3. Meça aproximadamente meio metro a partir do chão e marque essa altura na viga da parede com o lápis. Alinhe a parte superior da nova caixa de tomada com a marca e, usando a chave de fenda, aperte os parafusos para fixá-la nesse lugar.

  4. Meça aproximadamente meio metro a partir do chão e marque cada viga entre a nova tomada e a existente. Faça um furo com a broca de 12 mm em cada marca.

  5. Coloque uma extremidade do cabo através do orifício na parte de trás da caixa nova e através de cada furo nas vigas para fazer o caminho até a caixa existente. Alimente a extremidade do cabo através da parte traseira da caixa existente e puxe cerca de 20 cm para a frente dela. Deixe cerca de 20 cm de cabo saindo da frente da nova caixa e corte qualquer excesso de fio.

  6. Retire 10 cm do isolamento exterior de cada ponta do fio. Retire aproximadamente 3 cm de isolamento de cada um dos fios em ambas as extremidades do cabo. Usando o alicate de bico, faça uma meia volta em cada um deles.

  7. Coloque a nova fiação na tomada existente usando o conjunto de parafusos da tomada. Conecte o fio preto ao parafuso de bronze, o fio branco ao parafuso de prata e o terra ao parafuso de aterramento. Aperte bem cada parafuso de fixação dos fios na tomada para obter uma boa conexão.

  8. Empurre a fiação de volta na caixa da tomada e coloque-a novamente na caixa, inserindo os parafusos de volta nos buracos e apertando-os. Recoloque a tampa e aperte os parafusos.

  9. Coloque a nova fiação na nova tomada usando seu conjunto de parafusos. Conecte o fio preto ao parafuso de bronze, o fio branco ao parafuso de prata e o terra ao parafuso de aterramento. Aperte bem os parafusos de cada um.

  10. Empurre a fiação para dentro da caixa, insira um parafuso em cada orifício e aperte-os para fixar a tomada no lugar. Coloque a tampa e aperte os parafusos.

  11. Ligue a energia novamente e teste cada tomada.

O que você precisa

  • Chave de teste
  • Trena
  • Lápis
  • Caixa de tomada
  • Chave de fenda
  • Furadeira
  • Broca de 12 mm para madeira
  • 7,5 m de cabo elétrico com 2 mm de diâmetro
  • Alicates
  • Alicate de bico
  • Kit com tomada e tampa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article