Como ligar tomadas em sequência

Escrito por william misch | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ligar tomadas em sequência
Tomadas ligadas em sequência formam um circuito paralelo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Ligar tomadas em sequência é o que se chama de "circuito paralelo". Ao instalar as tomadas, existem duas taxas de amperagem diferentes: 15 e 20 ampères. Verifique o tamanho de disjuntor e o tamanho do fio para determinar suas necessidades. Um disjuntor de 15 amp deverá utilizar um fio de calibre 14, enquanto um disjuntor de 20 amp deverá utilizar um fio de calibre 12.

Corte dos buracos para as tomadas

Marque os locais onde as tomadas ficarão localizadas. Utilize a caixa de junção como modelo e marque-os na mesma altura que as outras tomadas. Corte os buracos marcados com uma serra de gesso e coloque uma caixa de junção na frente de cada buraco. Utilize caixas não-metálicas para trabalho antigo. Essas são caixas que possuem braços que saem após inserir a caixa no buraco e apertar o parafuso. A frente da caixa fica na parte de fora do buraco e os braços apertam-se contra o interior da parede para fixá-la.

Passagem dos fios

Passe os fios de um buraco para o próximo deixando cerca de 20 cm de fio sobrando para fora do buraco. O método de passagem dos fios será determinado pela estrutura em particular. O fio de energia sairá de uma tomada existente ou será conectado a um novo disjuntor.

Instalação das caixas de junção

Instale as caixas puxando os fios pendurados para fora dos buracos na parede através do furos das caixas de junção. Deverão existir dois conjuntos de fios em cada local, exceto no último buraco da linha, que possuirá apenas um conjunto de fios. Após puxar os fios para dento da caixa, empurre-a para dentro do buraco na parede e aperte o parafuso dos braços de montagem. Certifique-se de que ela esteja apertada e fixa.

Instalação das tomadas

Utilizando um estilete, remova o isolamento exterior do cabo — quase até onde o fio entra na caixa. Remova cerca de 1,5 cm das pontas dos fios utilizando um descascador de fios. Forme um gancho nas pontas expostas utilizando um alicate de bico fino. Enganche os fios pretos ao redor dos parafusos bronze na lateral da tomada e aperte-os. Enganche os fios brancos ao redor dos parafusos prata na outra lateral da tomada e aperte-os. Enrole os fios desencapados deixando um dos fios mais longo para enganchar no parafuso verde da tomada. Empurre os fios para dentro da caixa e aperte os parafusos de montagem. Coloque a tampa da tomada e aperte o parafuso no meio.

Conexão da linha de energia

Desligue o disjuntor do circuito e verifique com um voltímetro para certificar-se de que a energia está desligada. Se a energia estiver vindo de uma tomada existente, conecte os fios da mesma forma que as outras tomadas. Se a energia vai até um disjuntor, deslize o fio preto sob o parafuso na base do disjuntor e aperte-o. Deslize o fio branco sob o parafuso vazio na barra neutra. A barra neutra é o local onde todos os outros fios brancos estão ligados. Conecte o fio desencapado à barra aterrada da mesma maneira que o fio branco.

Verificação do circuito

Ligue o disjuntor e teste cada tomada, do lado quente até o lado neutro, e do lado quente até o terra. Deverão existir 115 a 120 volts em cada caso. Caso contrário, desligue o disjuntor e verifique as conexões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível