Mais
×

Limeciclina para acne

Atualizado em 19 julho, 2017

A limeciclina é um antibiótico da família tetraciclina utilizado no combate a acne e outras infecções bacterianas. Normalmente ele é usado em uma sessão de oito semanas, tomado de forma diária por não mais que três meses.

Limeciclina é um medicamento antibiótico usado para tratar acne moderada a severa (skin care image by anna karwowska from Fotolia.com)

Eficácia

Um estudo conduzido pelo Departamento de Dermatologia do Centro de Medicina da Universidade Sart Tilman em Liège em conjunto com o Departamento Médico Wyeth Lederle em Louvain-La-Neuve na Bélgica descobriu que um antibiótico relacionado, a minociclina, foi mais eficaz que a limeciclina no tratamento de acne inflamatória. Um outro estudo indicou que as duas medicações possuem efeitos similares, mas a limeciclina tem o melhor custo benefício para tratar acne de moderada a severa.

Como tomar

A limeciclina normalmente é vendida sob o nome comercial Tetralysal, disponível apenas com prescrição médica. O medicamento deve ser ingerido conforme as instruções da prescrição, que normalmente indica a dosagem diária de 300 mg ingerida com um copo de água cheio durante todo o tratamento.

Avisos e efeitos colaterais

A limeciclina ou Tetralysal não deve ser tomada durante a gravidez, amamentação ou em pacientes com lúpus ou doenças no fígado. Os efeitos mais comuns são náusea, vômito, diarreia e dor de cabeça. Qualquer paciente que apresentar efeitos colaterais mais sérios devem interromper o tratamento e procurar orientação médica.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article