on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limitar a amperagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Limitar a amperagem em um circuito elétrico ou eletrônico é comumente usado para garantir a proteção do circuito total e seus componente. A seleção e instalação apropriada de um dispositivo limitador de corrente é facilmente concluída se as ferramentas certas forem usadas, e o circuito que estiver sendo revisado for compreendido. Resistores são os dispositivos para limitar correntes mais comuns. Eles podem ou ser fixos ou ajustáveis dependendo da aplicação e da preferência de quem estiver montando o circuito. Os circuitos mais comuns que exigem um ajuste de amperagem são construídos em uma placa de circuito. Alguns passos são necessários para selecionar e instalar um resistor em ordem para limitar a amperagem do circuito.

Instruções

Resistor elétrico (resistor image by Witold Krasowski from Fotolia.com)
  1. Meça a voltagem e a corrente do circuito a ser modificado com um multímetro para determinar a amperagem e a voltagem presentes. Subtraia a leitura real da amperagem no medidor a partir da amperagem desejada para determinar o tamanho do resistor necessário.

    Loading...
    Meça a voltagem (multimeter image by Aleksey Bakaleev from Fotolia.com)
  2. Desconecte o circuito a ser modificado. Se possível, desligue completamente a placa de circuito da fonte de energia para eliminar qualquer chance de haver uma voltagem solta ou danificar o circuito enquanto realizar a instalação do resistor.

  3. Selecione a taxa de força apropriada e o valor da resistência do resistor a serem usados. A resistência é expressa em ohms, e esse valor pode ser deduzido a partir das cores das fitas do resistor, já que cada uma representa um número. Um manual de referência para circuitos eletrônicos encontrado na maioria das livrarias, assim como referências online, pode ser usado para determinar o tamanho e taxa dos resistores baseado nas cores. A não ser que se tenha um vasto conhecimento em eletrônica e em matemática para calcular o valor da resistência para o resistor necessário, pode-se facilmente experimentar valores diferentes de resistores e medir a amperagem para determinar se mais ou menos resistência é necessária para alcançar o resultado esperado. Comece com uma resistência de 10 ohms.

  4. Corte ou abra o fio no circuito em que o resistor será instalado. Se um terminal já existir na placa de circuito, abra a conexão ao remover a solda com um ferro de solda.

  5. Corte as guias do resistor a ser instalado para propiciar um encaixe apropriado na placa de circuito onde ele será instalado. Cuidado para não cortar demais, o que impedirá uma instalação apropriada.

  6. Coloque as extremidades guia do resistor em cada ponta do buraco do terminal ou placa de circuito para a solda.

  7. Solde as guias no lugar com o ferro de solta e solde para completar a conexão ao circuito com o resistor agora no lugar.

  8. Examine o circuito modificado para garantir que todas as conexões foram apropriadamente feitas, e que não há nada que possa causar um curto-circuito antes de reenergizar.

  9. Ligue o circuito de volta no dispositivo ou fonte de energia e verifique outra vez com o multímetro para determinar se a amperagem foi apropriadamente reduzida.

Loading...

Dicas

  • Muitos livros, tutoriais e cursos estão disponíveis online para aprender mais sobre circuitos eletrônicos.

Aviso

  • Nunca tente lidar ou trabalhar com um circuito elétrico ligado.
  • Nunca modifique um circuito ou dispositivo elétrico a partir do seu design original.
  • Sempre se certifique de que o circuito elétrico tenha sido desligado e isolado antes de começar a trabalhar nele.
  • Marque ou rotule os circuitos no interruptor ou plugue, para que ninguém inadvertidamente o reenergize.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Resistor
  • Ferro de solda
  • Cortadores de fio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...