Qual é o limite de alcance do sinal de um roteador sem fio?

Escrito por david dunning | Traduzido por laura pinheiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Roteadores sem fio "Wireless-N" -- ou seja, roteadores sem fio que estejam em conformidade com a última revisão do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) de padrão 802.11, identificado como 802.11n -- podem transmitir sinais a uma distância de até 200 m. No entanto, enquanto o alcance de um roteador sem fio pode ser ampliado com um dispositivo conhecido como um repetidor wireless, existem inúmeros fatores que podem encurtar esse alcance, em alguns casos, consideravelmente.

Outras pessoas estão lendo

Repetidor wireless

Um repetidor wireless -- também conhecido como um expansor ou estação retransmissora -- é um dispositivo que estende a cobertura sem fio sem a necessidade de cabos adicionais. De fato, um repetidor wireless não precisa mesmo de fios. Ele simplesmente precisa ser posicionado a meio caminho entre um roteador sem fio e um dispositivo remoto, como um computador; assim ele gera ou "salta" sinais sem fios para áreas onde a cobertura é ruim ou o uso de cabos não é prático.

Força do sinal

Os últimos roteadores wireless 802.11n são projetados especificamente para usar paredes, tetos e outros obstáculos para reforçar os seus sinais, eliminar os pontos fracos e ampliar seu alcance. No entanto, se você colocar um roteador sem fio no chão, ou perto de uma parede ou um objeto de metal, como um armário de arquivamento, a interferência diminuirá o alcance do roteador. Você pode verificar que o sinal wireless em certas partes de sua casa não é tão rápido ou tão bom, ou pode até mesmo não ter sinal wireless algum.

Wireless-N

Até julho de 2011, os roteadores wireless-N ofereciam o maior alcance de todos os roteadores sem fio disponíveis, além de serem mais rápidos e mais confiáveis do que os modelos wireless-A, wireless-B e wireless-G. Se você tem um produto de uma das gerações anteriores e pretende expandir sua cobertura sem fio, considere a atualização para um roteador wireless-N. Ele é totalmente compatível com as gerações anteriores, mas para ter todos os benefícios de um produto wireless-N, também é preciso atualizar as placas de rede ou adaptadores sem fio em seu dispositivo.

Considerações

É possível estender o alcance de um roteador sem fio existente simplesmente mudando o canal em que ele transmite. Os roteadores wireless transmitem nos canais de 1 a 11, mas os padrões são: 1, 6 e 11 e, por mudar de um canal para outro através da página de configuração do dispositivo, é possível reduzir a interferência e melhorar a força do sinal wireless nas áreas mais remotas de sua casa. Da mesma forma, você pode ser capaz de melhorar a antena omnidirecional padrão, fornecida com o roteador sem fio, para uma que seja direcional e mais vantajosa, que concentre os sinais em uma única direção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível