×
Loading ...

Como usar limpadores a vapor em pisos laminados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar dos limpadores a vapor serem capazes de limpar e esterilizar rapidamente uma variedade de superfícies, muitos fabricantes não recomendam o seu uso em pisos laminados, já que o calor e a umidade podem causar danos a superfícies, tábua e contrapisos laminados. No entanto, não é impossível ou difícil de se usar o limpador a vapor para se limpar pisos laminados. Se seu piso for completamente selado e você tomar os cuidados necessários quando usar umidade e calor, você pode rapidamente remover a sujeira e as manchas do seu chão laminado com um esfregão de limpeza a vapor.

Instruções

Use um limpador a vapor para limpar seu chão laminado tomando as precauções certas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Entre em contato com o fabricante ou instalador do seu piso laminado para verificar se você pode mesmo usar um limpador a vapor.

    Loading...
  2. Passe o aspirador para remover a sujeira solta, fios de cabelo e outros detritos, ou use um esfregão seco com uma cabeça de microfibra macia e sem fiapos.

  3. Misture uma solução com partes iguais de vinagre de álcool e água, coloque no tanque do seu esfregão a vapor e pule para o passo 5. Se o manual do seu limpador a vapor aconselha a não fazer a limpeza com vinagre, coloque a solução em uma garrafa borrifadora e veja o passo 4.

  4. Borrife a solução em pequenas quantidades sobre o seu chão laminado e passe um pano de microfibra sem fiapos. Se você tem um esfregão com a cabeça de microfibra, borrife a solução no chão e siga com o esfregão.

  5. Prepare seu esfregão a vapor. Ligue o esfregão e pré-aqueça de acordo com o manual de instruções. Se você não puder usar a solução de água com vinagre, use somente água.

  6. Empurre o vapor para a cabeça de tecido felpudo ou de microfibra do esfregão. Pegue o cabo do esfregão e segure a cabeça longe da superfície do piso laminado. Pressione o gatilho de vapor mais duas ou três vezes para forçar o vapor quente até a cabeça do esfregão sem saturar o tecido.

  7. Passe o esfregão pelo chão rapidamente, em movimentos de vai e vem, sem pressionar o gatilho de vapor, repita o passo anterior conforme necessário para umedecer a cabeça do esfregão. Se a cabeça do esfregão ficar muito suja ou molhada, troque por uma limpa ou cubra com uma toalha de microfibra limpa. O vapor quente de esfregão penetrará a toalha se você repetir o passo 6.

  8. Esfregue o chão, as juntas, os rodapés e qualquer área com rachaduras e fendas com um esfregão seco ou um pano de microfibra para remover o excesso de umidade.

Loading...

Dicas

  • Se seu piso laminado apresenta manchas difíceis ou marcas de arranhões, passe um pano de microfibra com álcool líquido (solução de 70%) para fazer a remoção. Simplesmente aplique o pano e esfregue a marca até que ela se dissolva.

Aviso

  • Sempre verifique com o fabricante ou com o instalador do seu piso laminado antes de usar um limpador a vapor. Se o seu piso não for completamente selado, ele pode permitir que o calor e a umidade se infiltrem em fendas, fissuras, juntas, e até mesmo embaixo da superfície do piso, onde pode dissolver o adesivo, promover o crescimento de mofo e deformar ou rachar as tábuas do piso laminado.
  • Sempre teste a solução de água e vinagre e o limpador a vapor em um ponto do seu piso laminado antes de fazer a limpeza.
  • Nunca use limpadores de carpete a vapor em uma superfície laminada, já que os limpadores de carpete produzem umidade em excesso. A cabeça dos limpadores de carpeter, também, podem arranhar o chão laminado.
  • Nunca use nenhum produto químico comercial de limpeza, a não ser que seja aprovado pelo fabricante. Apesar de "produtos de limpeza para laminados" existirem, eles podem diminuir o brilho do seu piso, causar manchas ou deformar e rachar a superfície do laminado.

O que você precisa

  • Aspirador de pó
  • Esfregão seco (opcional)
  • Vinagre de álcool
  • Garrafa borrifadora (opcional)
  • Panos de microfibra
  • Álcool líquido (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...