Limpando o sensor de fluxo de massa de ar

Escrito por josh baum | Traduzido por ludmyla dias
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Limpando o sensor de fluxo de massa de ar
Carro sendo lavado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O sensor de fluxo de massa de ar, ou MAF, é um componente crítico do motor que mede a quantidade de ar que entra na câmara do motor e ajuda a regular a relação combustível-ar para o melhor desempenho do motor. Ao longo do tempo, pequenas partículas podem acumular-se sobre o sensor, fazendo com que o fluxo de ar seja medido de forma inadequada, diminuindo a sua capacidade de regular a proporção de combustível e ar. Isso pode causar uma diminuição de economia de combustível e desempenho.

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Localização

O sensor de fluxo de massa de ar está ligado à caixa do filtro de ar sob o capô, mas a sua localização específica varia de um modelo para o outro. Ele pode estar dentro ou fora da caixa do filtro de ar e pode ser instalado em qualquer um dos lados. Se você não conseguir localizá-lo inspecionando visualmente a caixa do filtro de ar por dentro e por fora, consulte um reparador de carros ou um manual de peças da marca e do modelo do seu veículo.

Limpando o sensor de fluxo de massa de ar
Mulher com o capô do carro levantado procurando o sensor de fluxo de massa de ar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Remoção

Examine o sensor de fluxo de massa de ar cuidadosamente para determinar exatamente como ele é mantido no lugar, pois isso também pode variar entre marcas e modelos. A unidade MAF geralmente é ancorada com um par de parafusos, um par de roscas ou com uma série de clipes de metal que podem ser abertos com uma chave de fenda. Você também deve ver um feixe de cabos conectados à unidade, o que normalmente pode ser desligado sem ferramentas, mas também podem ter grampos metálicos ou parafusos segurando-o no lugar. Remova cuidadosamente a fiação e o conjunto de montagem e puxe completamente o sensor de fluxo de massa de ar, longe da caixa de filtro de ar.

Limpando o sensor de fluxo de massa de ar
Profissional inspecionando um veículo (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Limpando

Observe dentro da unidade de sensor de fluxo de massa de ar, que é um cilindro de alumínio curto e largo. Dentro do cilindro há um compartimento menor, com uma abertura, e se você olhar na abertura, deve ver dois fios expostos. Esse pequeno orifício é o invólucro do sensor em si e deve ter a maior concentração de partículas acumuladas. Cuidadosamente coloque a unidade em uma mesa de trabalho e pulverize os fios expostos com um limpador de sensor de fluxo de massa de ar especializado ou com um limpador de conexão elétrica. Na maioria das vezes, alguns pulverizadores de limpeza lavarão imediatamente, tirando e dissolvendo o acúmulo de partículas. Em alguns casos, haverá a formação de uma folga, mas permanecerá preso aos fios e ao sensor. Quando isso acontecer, aguarde alguns minutos e pulverize novamente o sensor com um limpador ou borrife o sensor com uma lata de ar comprimido, o que pode retirar o acúmulo a distância. Não use escovas ou outros instrumentos para limpar o sensor diretamente, já que é muito delicado. Quando o sensor estiver limpo, deixe-o secar completamente.

Limpando o sensor de fluxo de massa de ar
Mulher com pulverizador (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Reinstalação

Reconecte os fios da cablagem no MAF e reinstale os parafusos ou os clipes que os mantêm no lugar. Coloque o sensor de fluxo de massa de ar de volta na sua unidade de montagem e substitua parafusos, roscas ou grampos que prendem a caixa do filtro de ar. Se a MAF no seu carro estiver localizada dentro da caixa do filtro de ar, certifique-se de substituir a tampa da caixa de força antes de fechar o capô.

Limpando o sensor de fluxo de massa de ar
Mulher que cuida bem do seu carro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

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