on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limpar a água verde de lagos de peixes

A água verde aparece em lagos de peixes com uma velocidade impressionante -- às vezes a água pode ficar verde da noite para o dia. A maioria dos corpos d'água contém pequenas partículas flutuantes de algas microscópicas, mas os desequilíbrios químicos na água podem fazer com que as partículas se multipliquem rapidamente. Quantidades excessivas de materiais orgânicos em decomposição na água eventualmente levam à criação de grandes quantidades de nitratos, sobre o qual as algas prosperam. O fertilizante presente no lago age como um esteroide para as algas de formação livre. Algicidas ajudam a limpar a água verde em um lago de peixes imediatamente, mas a remoção e o controle de materiais de formação de alga consertam o problema e previnem seu retorno.

Instruções

Peixes e dejetos em excesso promovem o crescimento de algas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Trate o lago de peixes com um algicida para limpar a água rapidamente. Verifique o rótulo para se certificar que o produto mata algas verdes flutuantes e que é compatível com os peixes e plantas presentes no lago. Siga as instruções no rótulo quando for aplicar o produto.

    Loading...
  2. Limpe o excesso de matéria orgânica no lago. Remova quaisquer folhas presentes na água. Faça a dragagem do fundo do lago com uma rede de piscina, coletando e limpando o máximo de lodo possível.

  3. Instale um sistema de filtração de água. Siga as instruções que vêm com a máquina. Limpe os filtros do sistema uma vez por semana, ou até mais vezes se o sistema exigir.

  4. Mude as condições físicas que levam à formação de algas. Remova algumas das plantas ou peixes no lago, ou não os substitua quando morrerem, para reduzir a quantidade de matéria orgânica que dá origem às algas. Coloque uma rede sobre o lago para prevenir que folhas de árvores próximas caiam na água. Aplique fertilizante cuidadosamente ao gramado e às plantas circundantes, para minimizar a chance de cair nitrogênio no lago.

  5. Mantenha o pH da água entre 6,5 e 7,5. Teste o nível do pH do lago assim que a água começar a clarear um pouco. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio puro para cada 2000 litros de água para aumentar o nível do pH do lago, ou adicione 1/4 de xícara de vinagre branco não diluído para cada 2000 litros de água para abaixar o nível do pH. Teste a água novamente após 12 horas, e depois adicione outra porção se for necessário.

Loading...

Dicas

  • Continue limpando semanalmente e fazendo a manutenção para prevenir o retorno de algas.
  • Corrigir as condições que criam algas verdes flutuantes pode levar várias semanas ou meses.

O que você precisa

  • Algicida
  • Rede de piscina
  • Sistema de filtração
  • Kit para teste de água

Referências

Loading ...
Loading ...