Mais
×

Como limpar ardósia

Atualizado em 17 abril, 2017

Por causa de sua durabilidade e resistência a manchas, as superfícies de ardósia estão se tornando cada vez mais populares em decorações residenciais. Usar esse tipo de rocha é uma maneira sofisticada de introduzir elementos da natureza no lar. As pedras naturais podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos, que funcionam tanto interna quanto externamente. Além de outras qualidades, a ardósia é um piso fácil de limpar.

Instruções

Aqui, o piso de ardósia foi usado para dar um charme rústico ao cômodo (brokersaunders, Flickr|Creative Commons)
  1. Lave a ardósia com água morna para que ela dure o máximo possível. Usar produtos de limpeza com níveis ácidos ou alcalinos de pH fará com que o piso se torne quebradiço, e aplicar qualquer produto com cera fará com que ela se acumule, criando uma aparência ruim e escurecendo o rejunte.

  2. Quando somente a água morna não funcionar, utilize produtos de limpeza com pH neutro. Por serem neutros, eles podem ser usados em qualquer tipo de superfície que não seja danificada pela água e, além disso, não possuem aroma. Para uma cozinha de tamanho padrão em uma casa de três quartos, uma embalagem de quatro litros do produto concentrado pode durar por anos.

  3. Com ajuda do esfregão, aplique um selante para pedras ou azulejos a cada seis ou oito meses. Impermeabilizar a ardósia impedirá que as manchas sejam absorvidas pela sua superfície porosa. Porém, antes de aplicar o produto, lembre-se que ele dará um acabamento brilhante à superfície. Mesmo que o selante torne a ardósia mais fácil de ser limpa, talvez você deseje evitá-lo para preservar o acabamento fosco do piso.

  4. Não enlouqueça de tanto esfregar o piso ao notar o aparecimento de manchas cor de ferrugem. Por ser um material natural, o ferro contido na ardósia pode subir até a superfície e oxidar. Mesmo que você passe selante, ainda assim é possível que a oxidação aconteça.

Dicas

  • Varrer a ardósia frequentemente aumentará sua vida útil e a manterá com aparência limpa. Quando a sujeira e outras partículas permanecem sobre o piso, acabam criando pequenos arranhões que o fazem parecer sujo e envelhecido.

Aviso

  • Evite usar produtos como vinagre ou materiais de limpeza cítricos, uma vez que podem trincar ou quebrar a ardósia.

O que você precisa

  • Produto de limpeza com pH neutro
  • Esfregão com cerdas de algodão
  • Selante para pedras e azulejos (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article