×
Loading ...

Como limpar um barril velho de petróleo para armazenar diesel

Atualizado em 17 abril, 2017

Tambores ou barris de petróleo podem ser um recipiente útil para os mais variados materiais, em particular outros líquidos. Barris de petróleo, em especial, são ótimos para armazenagem de outros derivados, como diesel, já que ambos os combustíveis exigem os mesmos cuidados em termos de prevenção de derramamentos e vazamentos. Deve-se tomar cuidado ao limpar um barril para garantir que o petróleo seja descartado de forma correta. O descarte feito de forma incorreta pode causar sérios problemas ao meio ambiente, bem como resultar em sanções por parte das autoridades.

Instruções

Barris e tambores de petróleo podem ser reutilizados, mas devem ser limpados corretamente (Oil Drums image by Yali Shi from Fotolia.com)

    Limpando o barril

  1. Drene o máximo de resíduos de petróleo do barril possível. Deixe-o de lado para deixar escorrer a maior quantidade possível do material. Com o tempo, o petróleo escorrerá mais devagar. Armazene-o em recipientes plásticos.

    Loading...
  2. Esguiche água no interior do barril com uma mangueira. Quanto maior a pressão, maior a facilidade de remover o petróleo das laterais do barril. Rotacione-o durante o processo para limpar o barril por completo. Despeje o líquido nos recipientes plásticos.

  3. Use um solvente para remover o resto do petróleo. Um solvente alcalino, como o hidróxido de sódio, funciona bem para remover este tipo de produto. Faça uma mistura de hidróxido de sódio com água para enxaguar a parte interna do barril. Deixe o solvente em contato com o barril por alguns minutos -- você pode fazer isso ao posicioná-lo de lado, despejando produto o suficiente para que cubra o fundo do barril, mas sem derramar. Após alguns minutos, despeje a mistura em um recipiente plástico, rotacione o barril e repita a operação do outro lado.

  4. Enxague o barril com água -- a essa altura você já deve ter removido boa parte do petróleo. Use a mangueira para retirar os resíduos do solvente. Novamente, colete o líquido resultante em um recipiente plástico e deixe os barris secarem ao natural. Agora eles estão prontos para armazenar diesel.

  5. Descarte o petróleo de acordo com a legislação vigente na sua localidade. Entre em contato com o orgão estatal ambiental da região ou visite seu site para mais informações sobre o descarte adequado de petróleo e outros produtos químicos, seguindo-as na hora de descartar os recipientes plásticos utilizados.

Loading...

O que você precisa

  • Barril
  • Mangueira
  • Água
  • Hidróxido de sódio
  • Recipientes plásticos

Referências

Loading ...
Loading ...