Mais
×

Como limpar barris de vinho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É testado e comprovado em experiência que os barris de madeira são a melhor forma de armazenar o vinho para otimizar o sabor, consistência e frescor. Como qualquer material de armazenagem, esses barris sujam ao longo do tempo e devem ser limpos entre cada lote de vinho que eles mantêm. A armazenagem de vinho produz o acúmulo de tartarato e moléculas de levedura, o que pode arruinar o processo de envelhecimento do vinho e destruir o sabor que as barricas de madeiras produzem. Uma limpeza adequada manterá sua degustação de vinhos frescos, mesmo se o barril estiver guardando seu primeiro ou centésimo lote de vinho.

Instruções

Os barris devem ser mantidos limpos para deixar os vinhos que armazenam com sabor agradável (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Limpeza geral

  1. Lave o barril com água quente sob pressão. Isso pode ser feito com uma mangueira de jardim com uma cabeça de pulverização ou uma lavadora de pressão.

  2. Lave de novo com água fria sob pressão.

  3. Lave dessa forma cada vez que o barril for esvaziado. Limpezas em grande escala só serão necessárias quando você notar um acúmulo nas paredes ou uma mudança no gosto do vinho.

    Limpeza em grande escala

  1. Lave o barril como já instruído na limpeza geral. Encha o barril até a metade com água fria.

  2. Dissolva o limpador de percarbonato de sódio em água morna em um balde separado. Esse tipo de limpador pode ser encontrado em lojas de reforma de casa ou varejistas na internet. Use 1/8 de copo de limpador para um barril de 23 L a 25 L, 1/4 copo para um barril de 46 L a 50 L, 1/3 a 1/2 para um barril de 100 L e 2/3 a 3/4 para um barril de 225 L.

  3. Misture a água de limpeza no tambor e encha o restante com água fria. Feche ou cubra o barril e deixe a solução agir por 24 horas.

  4. Esvazie o barril e enxágue, começando com água quente e seguindo com água fria. Repita o processo de enxágue, até não ter mais resíduos de limpeza.

  5. Neutralize o barril com um limpador de ácido cítrico, que também está disponível nas lojas de reforma de casa ou varejistas da internet. Misture 1/3 de copo de limpador de ácido cítrico em um barril de 23 L a 25 L completo, 2/3 de copo de limpador em um barril de 46 L a 50 L completo, 1 1/2 copo em um barril completo de 100 L e 3 copos em um barril completo de 225 L. Deixe descansar por 24 horas e, em seguida, enxágue bem como antes.

Aviso

  • As lavadoras de pressão são ferramentas de limpeza muito fortes e podem, às vezes, causar danos materiais quando usadas incorretamente. Se você não tiver experiência com elas, use uma mangueira ou consulte um profissional de limpeza.

O que você precisa

  • Mangueira ou lavadora de pressão
  • Água
  • Limpador de percarbonato de sódio
  • Balde
  • Ácido cítrico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article