Mais
×

Como limpar camurça cinza

Atualizado em 17 abril, 2017

Os sapatos elegantes de camurça cinza podem ser limpos facilmente com atenção e os materiais certos. Depois de gastar dinheiro em um par de sapatos de grife, invista em alguns materiais de limpeza para mantê-los com um visual de novo.

Instruções

Os sapatos de camurça necessitam de cuidados especiais (basketball image by jimcox40 from Fotolia.com)

    Limpando camurça

  1. Limpe a sujeira solta com uma escova de camurça, disponível em lojas de calçados especializadas, lojas de calçados esportivos e supermercados. Use movimentos uniformes para empurrar a sujeira, lixo ou outros detritos presos nos sapato. Para as manchas mais difíceis ou brilhantes, aplique movimentos fortes e deliberados no local da mancha.

  2. Esfregue as manchas mais escuras e a sujeira com uma borracha de camurça que também encontra-se disponível em lojas de calçados. Não precisa adicionar água. A borracha de camurça pode remover marcas que a escova não consegue. Uma borracha grande para lápis também podem ser usada caso a de camurça não esteja disponível.

  3. Combata as manchas de água. Molhe toda a superfície de ambos os sapatos usando uma garrafa borrifadora com água. Use a escova de camurça novamente para uniformizar a cor. A água pode alterar a cor do sapato rapidamente, por isso é importante borrifá-la de forma uniforme, em ambos os sapatos, de modo que não haja locais remanescentes onde a água não tenha sido aplicada. Seque com uma toalha.

  4. Deixe que a lama nos sapatos seque. Assim que estiver endurecida, use uma lâmina para tirá-la fora. Prossiga usando as borrachas e escovas de camurça para limpar a superfície.

  5. Seque as manchas de óleo, gordura ou comida com uma toalha úmida. Siga usando uma escova de camurça ou uma borracha. Algumas manchas podem não sair, mas limpá-las logo após a substância entrar em contato aumenta suas chances.

  6. Aplique uma pequena quantidade de vinagre na mancha caso os passos anteriores não tenham funcionado. Esfregue suavemente com um pano úmido e deixe secando ao ar livre. Prossiga usando a escova de camurça. O vinagre pode dar aos seus sapatos um odor e alguns especialistas não recomendam seu uso, por isso, tenha cuidado.

Dicas

  • Proteja seu calçado de camurça com um repelente de mancha enquanto ele ainda é novo.

O que você precisa

  • Escova para camurça
  • Apagador de camurça ou borracha para lápis grande
  • Lâmina
  • Borrifador de água
  • Toalha
  • Vinagre branco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article