×
Loading ...

Como limpar uma chaleira de aço inoxidável

Atualizado em 17 abril, 2017

As chaleiras podem acumular depósitos de cal da água não tratada, os quais não só são feios como também podem acumular-se e deixar a água com um gosto de mineral. Removê-los é um procedimento simples. O exterior das chaleiras de aço inoxidável também pode ficar manchado ao longo do tempo, principalmente se forem deixadas em fogo alto por mais tempo do que o necessário. O exterior também é fácil de limpar, principalmente se a limpeza for feita regularmente.

Instruções

  1. Desligue a chaleira, se for elétrica, antes da limpeza e siga as instruções do fabricante para evitar submergir em água.

    Loading...
  2. Despeje cerca de meia xícara de vinagre branco destilado em uma chaleira e encha com água. Aqueça-a. Quando a água ferver, retire do fogo ou desligue e deixe-a de lado por uma hora.

  3. Encha metade da chaleira com vinagre e a outra metade com água e aqueça, se os depósitos de cal permanecerem após o enxágue. Assim que ferver, retire do fogo ou desligue. Deixe a solução agir durante a noite.

  4. Assim que os depósitos forem removidos, enxágue a chaleira com água fria várias vezes até não haver mais cheiro de vinagre.

  5. Limpe o exterior da chaleira frequentemente, principalmente se ela ficar no fogão perto de frigideiras que respingam. Use um saponáceo em pó à prova de riscos e uma esponja ou escovão macio para remover as manchas ou marcas de queimado.

Loading...

Dicas

  • O vinagre diluído — cerca de uma colher de sopa para uma xícara de água quente — deixa o aço inoxidável brilhante. Simplesmente aplique-o com um pano macio ou esponja e seque.

Aviso

  • Nunca deixe uma chaleira ferver até secar. O fogo alto contínuo pode criar manchas de queimado difíceis de remover.

O que você precisa

  • Vinagre branco
  • Saponáceo em pó à prova de riscos
  • Esponja ou escovão à prova de riscos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...