Mais
×

Como limpar uma chaminé de tijolos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você utiliza sua chaminé forrada com telhas de barro (como a maioria) com frequência, deve limpá-la regularmente. A fumaça deixa fuligem e creosoto nas paredes da sua chaminé, que é um subproduto da queima de madeira inflamável. Uma vez que 3 mm de fuligem e creosoto se formarem nas paredes (a maioria no terço superior da sua chaminé), é hora de limpá-la. Invista em uma escova de chaminé, assim você não terá que contratar um limpador profissional para fazer o trabalho todas as vezes. Certifique-se de que a chaminé tem uma estrutura sólida o suficiente para suportar o peso de você e de uma escada, e que pode-se alcançar, com segurança, a chaminé de seu telhado.

Instruções

Aprenda a limpar uma chaminé de tijolos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Cubra o chão em torno de sua lareira (0,9 a 1,2 m) com um pano ou jornais velhos.

  2. Vista calças, uma camisa de manga comprida, chapéu, luvas e máscara de pó para proteger a pele e os pulmões.

  3. Abra o abafador e limpe-a com uma escova de mão. Retire o abafador e reserve.

  4. Se a sua chaminé tiver um fundo de limpeza externo, abra-o.

  5. Com uma lanterna e um espelho apontado para cima (se necessário), verifique se há ninhos de aves e acúmulo de detritos. Examine o terço superior de sua chaminé, procurando por mais acúmulos.

  6. Pendure um cobertor ou lençol úmido sobre a abertura da lareira para proteger sua sala de estar de fuligem e partículas de creosoto que voarem.

  7. Anexe uma longa corda a sua escova de chaminé (se ela não vier com uma corda anexada).

  8. Suba na escada de mão no seu telhado e, se necessário, até o topo da chaminé.

  9. Pressione a escova dentro da chaminé, tanto quanto for possível. Retire a escova com a corda. Repita esse processo várias vezes.

  10. Retire o lençol ou cobertor úmido da abertura interna da chaminé. Limpe a fuligem e creosoto que foram soltos com um aspirador de molhado / seco.

  11. Deite de costas e chegue dentro da chaminé com a escova de mão e uma lanterna. Chegue o mais alto que puder e raspe as laterais com a escova. Use um espelho e uma lanterna para ver a chaminé e determinar o que permanece sujo.

  12. Substitua o abafador e limpe o resto da bagunça. Feche o fundo de limpeza externo.

Dicas

  • Chaminés mais recentes são revestidas com aço inoxidável que pode resistir a temperaturas mais altas do que tijolos de barro. Considere ter sua chaminé revestida de argila reajustada com aço inoxidável.
  • Limpar sua chaminé, quando ela ainda estiver quente é mais eficaz, no entanto, certifique-se de que o fogo está completamente apagado antes de iniciar o projeto de limpeza.

O que você precisa

  • Pano
  • Lanterna
  • Escova de arame de mão
  • Escova da chaminé
  • Cobertor ou lençol
  • Corda
  • Escada
  • Aspirador molhado / seco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article