on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limpar uma cisterna antiga que armazena água potável da chuva

Atualizado em 21 novembro, 2016

As cisternas — grandes tanques utilizados para armazenar água — têm a lamentável tendência de atrair impurezas, como bactérias e sujeira. Isso é um problema, devido ao fato de que as cisternas costumam ser utilizadas para armazenar água, principalmente nas áreas rurais, onde as pessoas podem não ter acesso a água pública, ou para quem é mais ecológico, que prefere usar a água da chuva para uma variedade de finalidades. As cisternas mais antigas, em particular, muitas vezes se tornam um lar para acúmulos indesejados de sujeiras, como as bactérias. Felizmente, limpar essas cisternas não é uma tarefa conceitualmente difícil, embora possa ser suja, demorada e cansativa.

Instruções

As cisternas ajudam quem não tem acesso a torres de água (DC Productions/Photodisc/Getty Images)
  1. Esvazie a cisterna. Essa pode ser a parte mais desafiadora do trabalho, caso não tenha acesso a um aspirador de água, ou se a capacidade do tanque for particularmente grande. Use um balde para recolher a água de uma cisterna menor.

    Loading...
  2. Remova qualquer resíduo deixado na cisterna. Se ela já estava seca desde o início, esse passo pode incluir varrer grandes pedaços de terra, folhas ou até mesmo pequenos animais que possam ter ficado presos.

  3. Limpe a cisterna com um equipamento potente de lavagem ou uma mangueira forte. Use a força da água para lavar a sujeira das fendas. Planeje com cuidado para evitar encher a cisterna com água suja novamente.

  4. Esvazie a cisterna novamente.

  5. Borrife a cisterna com uma solução de água sanitária e água, se desejar. Esse passo é necessário para matar as bactérias que possam estar crescendo. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomenda uma proporção de uma xícara de água sanitária para 40 L de água para purificar.

  6. Esfregue toda a sujeira restante da cisterna. Enxague bem e esvazie mais uma vez.

Loading...

Dicas

  • Para manter a limpeza da cisterna, desinfecte com uma proporção de três xícaras de água sanitária para cada 380 L de água, como recomendado pelo CDC. Não use água sanitária em cisternas que sejam utilizadas para água potável ou outro contato humano, pois provavelmente trará efeitos nocivos.
  • Considere cobrir a cisterna para mantê-la livre de sujeira, folhas, detritos e animais.
  • Pode ser utilizado um forro de piscina para revitalizar uma cisterna antiga que pareça estar além do reparo e limpeza.

O que você precisa

  • Cano ou balde
  • Equipamentos potentes de lavagem ou uma mangueira forte
  • Escovas
  • Água sanitária (opcional)
  • Tampa (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...