Como limpar um computador portátil antes de vendê-lo

Escrito por douglas hassell Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar um computador portátil antes de vendê-lo
Limpar o seu laptop, tanto por dentro quanto por fora antes de vendê-lo pode trazer-lhe mais dinheiro (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Acontece com muitos de nós; você comprou um novo computador portátil e o seu velho não é mais necessário. Poderia muito bem ganhar uns trocados com ele, certo? Antes de se desfazer do velho laptop, fazê-lo parecer um pouco "como novo" pode resultar em mais algum dinheiro. Além disso, talvez ainda existam arquivos antigos ou dados persistentes no disco rígido. Você daria esses dados para um estranho? Este guia não só irá ajudá-lo a tornar o seu laptop mais atraente para potenciais compradores, mas também irá conferir-lhe a paz de espírito de saber que você não está dando a sua informação privada junto com ele. NOTA: Esta informação refere-se ao sistema portátil/notebook baseado em PC e não inclui os dispositivos da Apple, como o MacBook ou iBook. Para obter ajuda com esses tipos de computadores portáteis, contate o serviço ao cliente da Apple.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Todos os discos de CD-ROM ou disquetes que foram originalmente empacotados com o velho laptop; muitas vezes incluindo um "disco de diagnóstico" ou "disco de recuperação"
  • Limpador multiuso suave ou espuma de limpeza de superfícies feita para eletrônicos
  • Cotonetes
  • Papel toalha
  • Recipientes de plástico (tamanho de 1 litro ou menor)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Limpando fisicamente o computador - Faça-o brilhar

  1. 1

    Borrife o limpador de superfície diretamente em um papel toalha até que fique úmido, mas não tão molhado ao ponto de pingar. Coloque o papel toalha umedecido no laptop aberto, cobrindo todo o teclado. Se ele tem um touch-pad, tente cobri-lo também; apenas certifique-se de que o teclado está completamente coberto pelo papel toalha umedecido.

  2. 2

    Deixe o papel toalha umedecido descansar por pelo menos dez minutos. Pulverize ou coloque uma pequena quantidade de produto de limpeza de superfície em um recipiente de plástico. Mergulhe os cotonetes no produto, umedecendo as pontas completamente.

  3. 3

    Remova o papel toalha do teclado. Os vapores do produto de limpeza de superfícies devem ter suavizado qualquer "crosta" contida nas teclas. Utilize os cotonetes para limpar entre as teclas e remover o "lamaçal" antes que seque novamente.

  4. 4

    Termine limpando o resto do gabinete e da tela; use os cotonetes para entrar em pequenos espaços. Deixe o laptop secar durante pelo menos uma hora.

    Purifique todos os dados do portátil

  1. 1

    Obtenha um utilitário limpador de disco -- algumas sugestões podem ser encontradas na seção de "Recursos" -- ou use um com o qual você já esteja confortável. Esse deve ser um utilitário que possa ser iniciado a partir de um dispositivo externo, não no disco rígido. Grave um CD de inicialização ou faça um dispositivo de inicialização a partir de um drive USB ou pen drive. Uma unidade externa de disquete pode ser necessária em algumas situações.

  2. 2

    Ligue o laptop a partir do CD, pen drive ou disquete que você fez com o utilitário limpador de disco. Você terá a chance de ver a(s) unidade(s) instalada(s) antes que qualquer coisa seja apagada.

  3. 3

    Para a maioria dos laptops, existe apenas uma unidade de disco rígido. Se o utilitário detecta mais de uma unidade, pode ser o drive USB ou o disquete. Tenha cuidado e certifique-se que você está limpando a unidade correta. O disco rígido normalmente irá mostrar o nome do fabricante, tais como Western Digital, Hitachi, Seagate, Maxtor, Samsung e IBM.

  4. 4

    Inicie o utilitário limpador de disco e permita que ele termine (isto pode demorar algum tempo, às vezes uma hora ou mais).

  5. 5

    O utilitário deve mostrar uma mensagem clara quando tiver acabado. Certifique-se de saber se o utilitário encontrou um erro. É possível que em um disco rígido haja erros, mesmo quando o sistema parecia estar funcionando perfeitamente antes. Se ocorrerem muitos erros, você pode querer substituir o disco rígido antes de tentar vender o portátil.

Dicas & Advertências

  • Trabalhe em uma superfície seca em ambiente interno, como uma mesa, e coloque uma toalha de banho por baixo do computador para manter a superfície seca. Se algum solvente de limpeza escorrer através do laptop, a toalha irá absorvê-los. Sempre que possível, faça back-ups completos de seus dados antes de usar qualquer utilitário que possa apagar dados permanentemente.
  • Sempre desconecte equipamentos eletrônicos e remova todas as fontes de alimentação antes da limpeza e/ou desmontagem.
  • Nunca pulverize produtos de limpeza diretamente sobre os equipamentos; fluidos de limpeza podem escoar através de pequenas aberturas, podendo chegar a circuitos expostos, levando-os a entrar em curto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível