Mais
×

Como limpar um ar condicionado do tipo janela

Atualizado em 25 abril, 2018

Um ar condicionado do tipo janela demanda limpeza e manutenção constantes para que opere em sua máxima eficiência. Não é difícil, mas toma tempo. O resultado será um ar mais limpo, fresco e um sistema de refrigeração mais eficiente.

Este método deve ser utilizado somente para limpeza do filtro e bobina do ar condicionado. A menos que você tenha estudado AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) ou reparos de motores pequenos, não tente limpar ou desmontar o motor do seu ar condicionado. Se o aparelho precisar de um refil ou fluido refrigerante, consulte um profissional AVAC.

Instruções

Limpeza de ar condicionado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Certifique-se de que seu aparelho de ar condicionado está desligado da tomada antes de iniciar a limpeza. Se o seu aparelho está conectado diretamente à energia e não através de uma tomada, desligue o disjuntor principal da casa toda ou retire os fusíveis, caso seja do modelo antigo.

    O condensador do seu aparelho pode armazenar energia mesmo quando ele não estiver ligado na tomada. Siga as instruções do fabricante para ter certeza de que o aparelho não está com energia armazenada, para evitar riscos de choque antes de você começar a limpar o interior do seu ar condicionado.

  2. Limpe a parte exterior do ar condicionado com um pano úmido para remover poeira e quaisquer outros resíduos. Remova a parte frontal do aparelho. Algumas peças são facilmente removíveis, outras ficam presas com grampos de plástico ou parafusos e precisam ser desmontadas. Coloque parafusos e outras peças fora do alcance de animais e crianças pequenas.

  3. Encha a pia da cozinha, uma bacia ou uma banheira até um terço da sua capacidade com água quente e sabão. Mergulhe o filtro e agite-o rapidamente para remover toda a sujeira que estiver presa. Use uma escova de dentes velha para soltar a sujeira dos cantos e lugares difíceis de chegar. Enxágue com o spray pulverizador. Balance o filtro para que saia o máximo possível de água, e deixe encostado na posição vertical para secar. Não coloque o filtro molhado de volta no aparelho, já que a umidade pode fazer com que a poeira apareça mais rapidamente, proporcionando um meio para aparecimento de mofo.

  4. Use luvas de borracha ou plástico para usar água sanitária ou outras substâncias fortes para limpeza. Usando uma escova de dentes velha, mergulhe-a na água sanitária, desinfetante ou solução fungicida e misture delicadamente, lembrando que se deve utilizar o mínimo de água possível. Devagar e com cuidado, remova poeiras e quaisquer resíduos das bobinas e superfícies do interior do ar condicionado. Enxágue a escova de dentes sempre. Repita a operação com cotonetes mergulhados na mesma mistura. Troque a água do enxágue toda vez que estiver suja. Continue com a escova de dentes e cotonetes até que toda a sujeira possível de ser alcançada tenha sido removida. Seque toda a superfície que puder alcançar com papéis toalha amassados.

  5. Assim que o filtro estiver seco, coloque-o de volta em seu lugar, assim como a tampa protetora de seu aparelho. Assegure-se de que foram colocados de volta todos os parafusos e peças. Ligue seu ar condicionado e verifique se alguma poeira é expelida. Desligue-o novamente e limpe qualquer sujeira que possa ter saído. Em seguida, ligue-o novamente. Limpe toda a bagunça e descarte tudo em um cesto de lixo. Lembre-se de limpar a água ou mistura que possa ter caído. Lave suas mãos!

Dicas

  • Se seu aparelho precisar de algum refil ou fluído refrigerante, consulte um profissional de AVAC.
  • Use luvas de borracha ou plástico para proteger suas mãos quando trabalhar com água sanitária ou outras substâncias fortes.
  • Assegure-se de ter uma ventilação adequada quando usar água sanitária ou outras substâncias para limpeza. Se você sentir o cheiro de gases, significa que a ventilação não está adequada.

Aviso

  • Verifique se seu aparelho de ar condicionado está desligado da energia antes de começar a limpá-lo.
  • A menos que você tenha estudado AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) ou reparo de motores pequenos, não tente limpar ou remover o motor do seu ar condicionado.

O que você precisa

  • Bacia com água quente e sabão
  • Spray pulverizador de mão
  • Água sanitária, desinfetante ou solução fungicida
  • Rolos de papel toalha
  • Cotonetes
  • Escova de dentes velha
  • Copo com água para enxágue
  • Cesto de lixo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article