Mais
×

Como limpar cortinas de linho

Atualizado em 21 novembro, 2016

O linho nem sempre é lavável em máquina, por isso é importante verificar o rótulo de suas cortinas antes de colocá-las na máquina de lavar como seu par de jeans favorito. Todas as cortinas da casa devem ser limpas uma vez ao ano, mas não mais do que uma vez por estação. As cortinas de linho podem ser lavadas a seco quando equipadas com um forro sintético. Caso contrário, você pode limpá-las em casa, no dia em que for lavar roupas.

Instruções

O linho branco requer cuidados adicionais para manter sua cor (linen image by Silver Bromide from Fotolia.com)
  1. Retire as cortinas da janela e limpe todas as manchas com uma barra de sabão branco. Esfregue o sabão na mancha como um pré-tratamento.

  2. Coloque as cortinas na máquina de lavar, selecionando o ciclo para roupas delicadas. Se estiver lavando cortinas brancas, despeje alvejante oxigenado na máquina, seguindo as instruções da embalagem. A água sanitária comum torna o tecido amarelo. Adicione um sabão de lavar roupas neutro, seguindo as instruções da embalagem, e selecione a água morna para o ciclo completo de lavagem.

  3. Retire imediatamente as cortinas quando a lavagem terminar. Pendure-as para secar e alisar as rugas do tecido. Pendure as cortinas brancas em um local ensolarado para preservar o brilho de sua cor. Retire-as do varal e torne a pendurá-las se estiverem ligeiramente úmidas.

  4. Passe à ferro, se necessário, seguindo as instruções na etiqueta para a temperatura adequada.

O que você precisa

  • Sabão em barra
  • Alvejante oxigenado (opcional)
  • Sabão de lavar roupas neutro
  • Ferro (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article