Mais
×

Como limpar o couro cabeludo

Atualizado em 17 abril, 2017

A saúde do seu couro cabeludo afeta diretamente a aparência e saúde do cabelo, mas infelizmente limpá-lo completamente pode ser difícil. Produtos capilares, pele morta, excesso de oleosidade, transpiração e estressantes ambientais se acumulam no couro cabelo, e o cabelo prende essas substâncias, o que torna ainda mais difícil a tarefa da água e do xampu. Ao adotar técnicas de cuidados com o couro cabeludo, você conseguirá lavar a área efetivamente, diminuir a irritação, eliminar a oleosidade do cabelo e melhorar a saúde capilar de modo geral.

Instruções

Técnicas apropriadas para limpar o couro cabeludo diminuem a coceira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Retire todas as presilhas e elásticos do cabelo antes de entrar no banho. Escove-o para desembaraçá-lo, de modo que a água e os produtos usados consigam chegar ao couro cabeludo.

  2. Programe o chuveiro para usar a maior pressão possível e/ou a maior que você aguentar. A pressão da água é crucial para a limpeza, pois ajuda a eliminar sujeira, oleosidade e células mortas do couro cabeludo e do cabelo.

  3. Aplique o xampu na quantidade recomendada. Os xampus de desintoxicação têm uma consistência relativamente fina e costumam ser mais transparentes em vez de grossos e cremosos. Esses xampus retiram os excessos de produtos do couro cabeludo, além de retirar a oleosidade e as células mortas. Os fabricantes desenvolvem uma fórmula que deve ser dissolvida e enxaguada facilmente, o que ajuda se a pressão do seu chuveiro for baixa.

  4. Aplique o xampu vigorosamente. Esfregue o couro cabeludo com as unhas enquanto passa o xampu. A abrasão ajuda a remover a pele morta.

  5. Enxágue o xampu sob forte pressão imediatamente após ensaboar o cabelo. Vire a cabeça em diversos ângulos para que a água atinja todas as partes da cabeça. Passe os dedos pelos cabelos durante o enxágue para separar o cabelo e deixar a água fluir pelos fios e ficar mais próxima do couro cabeludo.

  6. Tire a cabeça da água. Despeje aos poucos uma xícara de vinagre de maçã no couro cabeludo. Passe os dedos pelos cabelos para expor a maior parte possível e passe o vinagre. Ele ajuda a desintoxicar o couro cabeludo e é muito mais seguro para você e para o ambiente do que tratamentos com produtos químicos.

  7. Enxágue o cabelo para remover o excesso de vinagre.

  8. Deixe o cabelo secar ao ar por alguns minutos após o banho até que ele não esteja mais pingando. Depois, seque-o com secador em vez de deixá-lo secar naturalmente até o fim. O calor intenso secará rapidamente a umidade presa no couro cabeludo. A secagem lenta faz com que o couro cabeludo coce e descame.

  9. Procure aplicar os produtos diretamente aos fios, evitando o contato com o couro cabeludo.

Dicas

  • Só use xampus com produtos químicos se tiver um caso muito grave de caspa.

O que você precisa

  • Escova
  • Xampu desintoxicante
  • Vinagre de maçã
  • Secador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article