Mais
×

Como limpar couve chinesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Couve chinesa é um membro leve e saboroso da família dos repolhos. Entretanto, como suas folhas não são presas como a dos repolhos redondos, ela precisa de um tratamento especial antes de ser cortada e utilizada em sua receita favorita. Se você já utilizou alho poró, já sabe que o solo e a areia podem se infiltrar entre as folhas. A couve chinesa não sofre desse problema tanto quanto o alho poró, mas o processo é semelhante. Desde que você seja um bom observador, estará cozinhando a couve chinesa em pouco tempo.

Instruções

Couve chinesa é um membro leve e saboroso da família dos repolhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine a couve chinesa com cuidado. Se ela estiver com as folhas muito juntas, provavelmente terá menos sujeira dentro. Se estiver mais aberta, provavelmente estará mais velha e suja.

  2. Retire as folhas exteriores, principalmente se estiverem sujas ou desgrenhadas de alguma maneira. Descarte-as normalmente.

  3. Corte a base da couve chinesa. As folhas estão todas conectadas a base, que se liga a raiz da planta enquanto ela cresce. Ela lembra mais ao aipo ou chicória do que repolhos. A base deve ser cortada facilmente com uma faca de cozinha afiada.

  4. Puxe as folhas individuais da couve e lave-as com água corrente fria de uma torneira. Uma torneira com spray é bem útil nesse caso, mas não é necessário que você possua uma.

  5. Examine cada uma das folhas enquanto as limpa. A maioria das folhas do interior estarão em boas condições e prontas para serem cozidas assim que forem limpas. Entretanto, você pode encontrar ocasionalmente uma folha que não esteja tão boa ou que não sirva para sua receita. É importante retirar essas folhas ou cortá-las antes de cozinhar.

Dicas

  • Quando estiver limpando a couva chinesa, você pode querer comer um pedaço. Alguns vegetais realmente precisam ser cozidos antes de serem ingeridos, enquanto outros são uma questão mais de gosto. A couve chinesa é doce, leve e crocante quando cozida, por isso ela faz sucesso em pratos refogados. Entretanto, você pode saboreá-la crua, cortada em palitos como aipo. Uma boa oportunidade para experimentá-la assim é logo após limpá-la e cortá-la.

Aviso

  • Couve chinesa é fácil de cortar com uma faca afiada. Ela é menos agressiva com facas cegas do que comidas mais ácidas como tomates. Entretanto, se a sua faca não for afiada o suficiente, ela terá dificuldade de cortar qualquer coisa, incluindo a couve chinesa. Se tiver dificuldades em cortar, pare, lave a faca e então a afie antes de continuar. Facas afiadas são menos perigosas do que facas cegas, pois você terá um controle melhor de onde e o que você está cortando.

O que você precisa

  • Couve chinesa
  • Faca de cozinha afiada
  • Tábua de carne
  • Pia de cozinha
  • Torneira com spray (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article