Mais
×

Como limpar um dreno de Penrose?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um dreno de Penrose é um tubo de drenagem flexível que um cirurgião coloca em uma ferida ou na área da incisão cirúrgica. Isto permite a drenagem de fluido a partir da ferida. Um dreno de Penrose é designado para que o fluido seja absorvido pela gaze ou curativo que rodeia o dreno. Os pacientes podem alterar os próprios curativos. Eles devem ser trocados pelo menos uma vez ao dia, ou como o seu médico instruir. No entanto, se os curativos ficarem úmidos ou frouxos, eles devem ser alterados o mais rápido possível.

Instruções

Como limpar um dreno de Penrose (gauze image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Lave as mãos com água morna e sabonete antibacteriano. Se você está mudando seu próprio dreno de Penrose, não precisa usar luvas.

  2. Corte os pedaços de esparadrapo que prendem o curativo no lugar. Trabalhe com cuidado e devagar, e você deve evitar puxar o próprio dreno. Remova as camadas de gaze uma de cada vez. Coloque os pedaços de esparadrapo e gaze em uma sacola plástica para descarte.

  3. Examine a área de sua ferida. Se você notar sinais de uma infecção, seu cirurgião terá de tratá-la. Os sinais de uma infecção incluem vermelhidão, odor, inchaço e uma drenagem que parece amarela ou verde.

  4. Lave as mãos cuidadosamente antes de aplicar o novo curativo. Use água e sabão para limpar suavemente sua ferida. Com uma toalhinha, limpe um dos lados da incisão cirúrgica e, em seguida, faça o mesmo do outro lado. Seque toda a área com uma toalha limpa. Tenha muito cuidado para não puxar o dreno de Penrose.

  5. Corte seus pedaços de esparadrapo. Coloque um pedaço de gaze divida ao redor do seu tubo de drenagem e, em seguida, separe uma outra peça para sobrepôr a primeira. Envolva completamente o dreno com gaze. Use camadas de gaze adicionais, se você tem uma grande quantidade de drenagem. Prenda a gaze no lugar através de uma sobreposição de cada pedaço de esparadrapo.

  6. Coloque todos os seus materiais de resíduos na sacola plástica para descarte. Lave suas mãos uma última vez. Então, observe há quanto tempo você trocou o curativo para informar o seu cirurgião. Ele pode também lhe perguntar a cor e a quantidade aproximada de fluido sobre a gaze.

O que você precisa

  • Água
  • Sabão
  • Sacola
  • Toalhinha
  • Toalha
  • Esparadrapo
  • Gaze
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article