Mais
×

Como limpar eletrodomésticos com segurança

Limpe os eletrodomésticos rapidamente
Getty Images

Introdução

Usar uma cozinha limpa realmente pode melhorar o ânimo. Mas quando estamos muito ocupados, não é uma prioridade fazer com que os eletrodomésticos brilhem. Quer ficar livre da gordura, sujeira e de digitais grudentas? Siga algumas dicas rápidas e econômicas para fazer a limpeza usando itens caseiros.

Pincele a mistura nas laterais e no fundo do forno
Getty Images

Forno

Se o forno não for autolimpante, misture bicarbonato de sódio com água gaseificada e pincele a mistura nas laterais e no fundo do forno. "Assim que passar a mistura, borrife-a com vinagre branco", indica Leslie Reichert, conhecida como "The Cleaning Coach" ("A Técnica da Limpeza", em tradução livre), uma especialista americana em limpeza ecológica. "Borrife a cada 30 minutos até ir dormir e deixe agir durante a noite. Depois, basta limpar pela manhã", ensina.

Limpe a lavadora com vinagre branco ou suco de limão
Getty Images

Lavadora de louças

Ligue a lavadora de louças no ciclo normal, mas em vez de usar o detergente, utilize vinagre branco ou suco de limão. Para remover manchas mais difíceis, misture o suco com sal e esfregue suavemente.

Limpe a geladeira com bicarbonato de sódio
Getty Images

Geladeira

Retire todos os itens da geladeira e jogue fora produtos vencidos. Assim que estiver vazia, limpe a parte interna com bicarbonato de sódio em um pano de microfibra úmido. Esse produto neutraliza os odores, elimina respingos e remove manchas.

Limpe o micro-ondas com suco de limão
Getty Images

Micro-ondas

"Encha um copo com suco de limão e ferva-o no micro-ondas. O ácido no vapor do suco removerá a gordura nas laterais do aparelho", explica Leslie. Em seguida, limpe tudo com um pano úmido limpo.

Remova os farelos e limpe a torradeira com vinagre
Getty Images

Torradeira

Vire a torradeira ao contrário sobre a pia ou a lixeira e agite-a levemente para remover os farelos. Em seguida, abra o fundo e agite novamente. "Desligue a torradeira da tomada e não toque na unidade de aquecimento", aconselha Leslie. Limpe-a com um pano levemente umedecido com vinagre.

Limpe o forno elétrico com uma pasta de bicarbonato e vinagre
Getty Images

Forno elétrico

Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre e aplique nas manchas de queimado no forno desligado da tomada. Deixe a pasta agir por 20 a 30 minutos e depois limpe a parte interna e a externa com um pano úmido. Use uma esponja nas manchas mais difíceis.

Leve o processador de alimentos para dentro da lava-louças
Getty Images

Processador e liquidificador

"Todas as peças do processador podem ser lavadas na lavadora de louça, com exceção da base", explica Leslie, acrescentando que "é possível limpá-la com um pano de microfibra e vinagre branco". Ela recomenda o uso de uma escova de dentes para remover sujeiras de fendas pequenas. Em seguida, limpe a base com água quente e deixe secar.

Complete o ciclo da cafeteria com vinagre
Getty Images

Cafeteira

Despeje vinagre no depósito de água da cafeteira e execute o ciclo completo duas ou três vezes. Repita o mesmo processo apenas com água, deixando-a completar o ciclo duas vezes ou até que a água saia limpa. Lave o compartimento do café na lavadora de louça ou à mão com água e detergente.

Limpe a máquina de lavar com vinagre
Getty Images

Lavadora de roupas

Despeje uma xícara de vinagre no tambor (ou no distribuidor de sabão) da máquina e execute o ciclo completo na temperatura mais alta. Depois, remova os distribuidores de alvejante e amaciante e lave-os com sabão e água na pia. Limpe a parte externa com um pano úmido, sem esquecer o fundo da tampa para remover os acúmulos de sabão e sujeira. Deixe a tampa aberta para secar e evitar mofo.

Limpe o filtro da secadora regularmente
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Secadora de roupas

Borrife um pouco de vinagre branco em um pano de microfibra e limpe a parte externa e a interna da secadora. "Você pode lavar o filtro na lavadora de louças para remover a gordura", indica Leslie. Ela recomenda lavar o filtro regularmente, já que ele acumula gordura e pode causar incêndio por causa do fluxo restrito de ar.