Mais
×

Como limpar estofados de suede sujos

Atualizada February 21, 2017

O suede é um tipo de couro que passa por um tratamento especial durante a fabricação para criar um material suave e aveludado. A textura suave é um resultado do lixamento da superfície do couro dos animais após o curtimento. Ele é uma escolha popular de material para roupas e calçados, bem como cadeiras, sofás e, às vezes, assentos de carro. Esse material não é tão durável como o couro não lixado, além de ser mais suscetível a manchas de umidade e sujeira.

Instruções

Limpar bancos de couro de camurça não é difícil (suede image by Dancer01 from Fotolia.com)
  1. Com uma escova apropriada, escove a camurça com movimentos curtos e rápidos. Mude a direção dos movimentos para não escovar sempre na mesma direção. O movimento de escovação solta a maioria da sujeira ou manchas que estão presas no assento.

  2. Esfregue suavemente uma borracha para frente e para trás para apagar manchas no assento de camurça. Assim como fez com a escova, passe a borracha em várias direções, ao invés de apenas uma.

  3. Anexe uma escova de estofados na extremidade da mangueira do aspirador de pó. Aspire todo o banco para remover todas as partículas de borracha e toda a sujeira que foi solta durante a limpeza. Preste especial atenção a quaisquer costuras e fendas dos bancos para remover migalhas que estiverem presas nessas áreas.

Dicas

  • Para evitar que o material manche futuramente, aplique um impermeabilizante de camurça; esse produto repele a água, bem como a sujeira.

Coisas Necessárias

  • Escova
  • Borracha
  • Aspirador de pó
  • Acessório de escova da máquina
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article