Mais
×

Como limpar ferrugem de chaves

As chaves enferrujam quando expostas à umidade e isso afeta a forma como elas se encaixam na fechadura, dissolvendo lentamente seu formato. Isto provoca problemas, pois as fechaduras precisam de uma chave com a forma exata para abrir. Assim que os dentes da chave se dissolverem, você não poderá fazer uma cópia, ela será destruída e um chaveiro terá que fazer outra, o que pode ser caro e demorado. Dessa forma, mantenha as chaves secas para evitar ferrugem primeiramente e, se estiverem enferrujadas, use vinagre para remover a oxidação.

Instruções

Chaves enferrujadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Limpe a sujeira ou detritos que cobrem as chaves enferrujadas. O vinagre funciona melhor quando pode fazer contato direto com a ferrugem.

  2. Ferva o vinagre suficientemente para cobrir as chaves em uma panela, mas não coloque as chaves dentro.

  3. Despeje o vinagre em uma tigela, adicione as chaves e deixe-as de molho por 30 minutos. Se a camada de ferrugem for grossa, deixe de molho por mais 30 minutos.

  4. Retire as chaves e use uma escova para esfregar a ferrugem. Se ela permanecer, deixe de molho por uma hora; o ácido no vinagre remove a ferrugem.

  5. Limpe todos os resíduos com um pano. Não se preocupe, pois o cheiro do vinagre desaparece após um tempo.

Dicas

  • Remova a ferrugem interna da fechadura pulverizando vinagre dentro dela.

Aviso

  • Use luvas antes de tocar um metal afiado enferrujado para evitar tétano. Se sofrer um corte, contate seu médico para saber se precisa de uma injeção.

O que você precisa

  • Vinagre
  • Panela
  • Tigela
  • Escova de dentes
  • Pano
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article