Mais
×

Como limpar fluido de freio do tapete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O fluido de freio pode vazar no tapete de um veículo, casa ou empresa através de vários meios, incluindo sapatos sujos ou roupas e recipientes de armazenamento com vazamentos. Embora essas manchas à primeira vista possam parecer uma tarefa difícil de enfrentar, especialmente em tapetes de cores claras, a remoção de fluido de freio novo ou velho geralmente não é difícil, desde que você use um sabão próprio para o tapete ou um aspirador de pó e água para quebrar, dissolver e limpar as manchas.

Instruções

Remover manchas de fluido de freio é uma tarefa menos árdua do que parece (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque um pano de microfibra seco e sem fiapos sobre a mancha de fluido de freio se ela estiver fresca. Pressione levemente para tentar absorver o máximo do fluido possível.

  2. Misture o sabão mais adequado para o tapete com água, para fazer uma solução seguindo as instruções do fabricante do produto.

  3. Aplique a solução em outro pano de microfibra sem fiapos. Pré-trate a mancha de fluido de freio com a solução molhando-a levemente com o pano.

  4. Aspire a área manchada usando o aspirador de pó e água. Pressione o gatilho spray do equipamento para pulverizar levemente a solução de sabão sobre a área manchada, escove o tapete com a escova de cerdas macias para ajudar a acabar com o fluido e, em seguida, aspire a solução e a mancha.

  5. Passe o aspirador para trás e para frente sobre o tapete para retirar o máximo de água possível e deixe o tapete secar completamente. Espere pelo menos 12 horas e passe o aspirador a seco em todo o tapete, usando o aspirador de pó regular, para remover qualquer resíduo potencialmente preso em seus fios ou superfície.

Dicas

  • Se tiver dificuldade em remover o fluido de freio, trate ou remova a mancha com um produto removedor de óleo e, em seguida, repita os passos 4 e 5 para limpar a área manchada e o tapete.

Aviso

  • Sempre teste o removedor de manchas ou óleo para confirmar que o limpador não causará perda de coloração ou liberação de tinta.
  • Nunca esfregue a mancha de fluido de freio bruscamente, pois você pode acabar aprofundando-o no tapete, causando danos ao chão abaixo. O fluido de freio contém ingredientes que podem dissolver adesivo de carpete, pintura de piso e selantes.
  • Nunca sature o seu tapete com a solução de sabão, já que muita água pode espalhar o líquido para as áreas limpas ou para o chão abaixo. Além disso, a água pode danificar o tapete e o estofamento ou causar mofo se ele não for seco rapidamente.

O que você precisa

  • Panos de microfibra
  • Sabão para tapete
  • Água
  • Aspirador de pó e água
  • Escova de cerdas macias
  • Aspirador de pó regular
  • Removedor de óleo (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article