Mais
×

Como limpar frascos de conservas enferrujados

Atualizado em 08 abril, 2017

Frascos de conserva enferrujados são bastante comuns. Quando os acessórios de metal ficam velhos, eles enferrujam, deixando marcas de ferrugem nos frascos de vidro. Quando isso acontecer, as partes de metal do recipiente devem ser jogadas fora. No entanto, os frascos de vidro podem ser reutilizados. A ferrugem apresenta um grande perigo aos produtos de conserva, pois o material em metal está deformado e provavelmente não vai se encaixar com o frasco de forma adequada, portanto não criará pressão suficiente para manter a tampa do frasco fechada. Por sorte, dá para salvar o frasco de vidro.

Instruções

Remova a ferrugem da borda dos frascos de conserva esfregando com força ou com um ácido potente (empty glass jar image by vadim kozlovsky from Fotolia.com)

    Palha de aço

  1. Raspe a maior quantidade de ferrugem que você conseguir com uma faca de ponta. Raspe delicadamente e em uma direção. Usar pouca força nesse processo não irá danificar seu frasco.

  2. Esfregue o resto da ferrugem com uma palha de aço. Esfregue com uma força média em círculos, de trás para frente e de fora para dentro da borda para retirar toda a ferrugem. Não adicione água nem outros produtos ao fazer isso, apenas esfregue o material a seco para soltar as manchas.

  3. Enxágue as ferrugens com água e sabão. Se não sair tudo, utilize um removedor de ferrugem ou um ácido para ajudar a soltar a ferrugem.

    Ácido

  1. Escolha um ácido para utilizar. Praticamente qualquer tipo de ácido pode ser usado em vidros; nada que você utilizar irá derretê-lo, além do calor. Opções de ácido incluem vinagre branco, ácido cítrico, ácido oxálico, ácido fosfórico, ácido clorídrico e ácido sulfúrico. Utilize qualquer produto de limpeza que contenha qualquer um desses ácidos (ou simplesmente um vinagre comum). Veja a lista de ingredientes nos produtos do seu mercado para encontrar algum que possua ácido. A maioria dos produtos industrializados que tem o selo escrito "Removedor de ferrugem" possui ácido oxálico. Se você comprar esse ácido puro, dilua-o com 10 porções de água para 1 porção de ácido antes de usá-lo.

  2. Dilua o ácido (caso ele seja puro) ou utilize um produto de limpeza, vinagre ou suco de limão. Encha uma bacia rasa ou uma tigela com o líquido e coloque nela o frasco de modo que a ferrugem fique submersa. Para os produtos em pó, misture com uma pequena quantidade de água para criar uma pasta e passe nas áreas enferrujadas.

  3. Deixe o frasco ficar dentro da bacia com vinagre, suco de limão ou produto de limpeza de uma noite para outra (ou por um dia inteiro), mas deixe a pasta no local por apenas alguns minutos, já que seu poder de concentração é maior.

  4. Retire o frasco da água com sabão e utilize uma esponja, caso seja necessário remover ainda algum resto de ferrugem. Retire a pasta com um papel-toalha e, em seguida, limpe o frasco e retire-o do local. Todo o ácido deve ser removido antes de utilizar o recipiente novamente, por isso, repita o processo de limpeza.

O que você precisa

  • Faca
  • Palha de aço
  • Sabão
  • Ácido, vinagre ou suco de limão
  • Tigela
  • Esponja
  • Papel-toalha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article