×
Loading ...

Como limpar uma guitarra com produtos caseiros

Atualizado em 19 julho, 2017

Limpar sua guitarra pode nem ser a primeira coisa que vem à sua mente quando você está indo para a sala de ensaio ou local de apresentação, embora esse possa ser um importante passo no aumento da vida útil do instrumento. Embora haja infinitos produtos de limpeza específicos para guitarras no mercado, é possível que se surpreenda com o fato de que você tem tudo do que precisa para manter sua guitarra limpa dentro da sua própria casa.

Instruções

Limpe sua guitarra usando produtos presentes dentro de sua própria casa (Dextr Wandel/Demand Media)
  1. Usando uma flanela, limpe as cordas da guitarra. Certifique-se de limpar a parte superior e a inferior de cada uma delas, já que isso prolongará a vida útil delas, além de mantê-las limpas. Se não houver uma flanela ao alcance, qualquer pano, toalha de mão ou trapo limpo fará o serviço.

    Loading...
  2. Limpe todas as partes de metal da sua guitarra com a parte macia de uma bucha. Dependendo da estrutura e do modelo da guitarra, certifique-se de usá-la nos pinos de afinação, no captador, no conector de entrada e na ponte. Isso o ajudará a manter a guitarra livre de pó e sujeira, cujo acúmulo pode causar corrosão no instrumento e levar à troca das peças. Também é possível usar um spray para pó e um pano para completar o processo, mas é bem mais fácil carregar um pacotinho de bucha na capa da guitarra do que uma lata de spray junto com uma flanela.

  3. Esfregue o óleo de teca sobre o braço da guitarra depois de remover as cordas. Já que não é recomendado remover todas as seis cordas de uma vez, tente retirar duas adjacentes por vez antes de espalhar o produto. O óleo de teca pode ajudar a manter o braço hidratado, o que prolonga sua vida útil, além de destacar o lustre e brilho natural da madeira.

  4. Usando os cotonetes, limpe quaisquer áreas de difícil alcance em sua guitarra, como abaixo das cordas, entre o captador e a ponte, ou em torno da ponte em si. Embora você nem sempre perceba o acúmulo de sujeira nesses locais de difícil alcance, é tão importante mantê-los limpos quanto o corpo ou o braço do instrumento.

Loading...

Dicas

  • Colocar um pequeno kit de limpeza na capa da guitarra que contenha um pacote de bucha, uma flanela e uma caixa de cotonetes, garantirá que você sempre possa limpar sua guitarra, não importando onde esteja.

O que você precisa

  • Buchas
  • Flanelas
  • Óleo de teca
  • Cotonetes

Recursos

Loading ...
Loading ...